Copastur lança núcleo de treinamento e desenvolvimento universitário
Em parceria com a Fatec, Trilhando Futuros visa a multiplicação dos conhecimentos de mercado do Turismo
A Copastur acaba de certificar a primeira turma do projeto Trilhando Futuros, um núcleo de treinamento e desenvolvimento universitário em parceria com a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo). O programa visa o desenvolvimento e multiplicação dos conhecimentos de mercado do Turismo, por meio da qualificação e capacitação.
A ideia da TMC é "capacitar os alunos para que eles possam fazer parte da construção dos futuros, e estejam inseridas no mercado com a visão de mundo mais sustentável, diverso e inclusivo, seguindo nosso propósito de impactar as pessoas positivamente".
Mais do que passar conhecimentos sobre o funcionamento de todos os setores da TMC, o objetivo principal do presidente Edmar Bull e do diretor executivo Edmar Mendoza é desenvolver os novos profissionais para o mercado brasileiro de viagens. “Queremos contribuir com o desenvolvimento desses novos profissionais, oferecendo uma visão mais realista sobre estratégias, inovações tecnológicas, sustentabilidade e diversidade. Acredito que esse programa irá atrair mais talentos para nossa indústria como um todo”, explica Mendoza.
A primeira edição do projeto teve duração de duas semanas, divididas em uma carga de quatro horas diárias com diversos conteúdos, aplicados pelas lideranças e colaboradores da agência, que abordaram geografia básica, informações sobre aéreo, hotelaria, transporte terrestre, atendimento e conexão com todos os segmentos atuantes da Copastur (operação, eventos, plantão emergencial, lazer, conciliação, financeiro, comercial, experiência do cliente, pessoal & cultura etc.).
Além de análises dos aspectos operacionais também foram abordadas questões relacionadas às habilidades interpessoais, a visão sobre os caminhos que o mercado deve seguir e as inovações tecnológicas. Todas as aulas foram ministradas presencialmente na sede da Copastur em São Paulo.
"O Trilhando Futuros foi idealizado com o intuito de impactar positivamente as pessoas e a sociedade, além de gerar perspectivas aos participantes ao poderem ser introduzidos no mercado de trabalho. Depois da pandemia tivemos uma enorme dificuldade de encontrar profissionais no mercado. E pensamos, por que não desenvolvermos pessoas com todo conhecimento que temos? É um prazer conseguir compartilhar todo conhecimento adquirido na minha carreira", conta a especialista de Customer Onboarding da área de Experiência do cliente na Copastur, Carla Jesus.
A construção do programa, que conta com aulas teóricas e práticas, surgiu de uma ideia em conjunto da Carla Jesus (CX) e Ademir Sousa (Supervisor de Operações), que juntamente com Diogo Antunes da área de (Pessoas & Cultura) viabilizaram o projeto em parceria com o Centro Paula Souza – Fatec SP que selecionou estudantes do curso de Gestão de Turismo para participar de uma imersão intensiva.
Ao final do curso, todos os alunos receberam certificados de conclusão e dos dez alunos certificados, oito já estão trabalhando na Copastur. O programa possui ainda novos planos e turmas, incluindo projetos sociais.
A ideia da TMC é "capacitar os alunos para que eles possam fazer parte da construção dos futuros, e estejam inseridas no mercado com a visão de mundo mais sustentável, diverso e inclusivo, seguindo nosso propósito de impactar as pessoas positivamente".
Mais do que passar conhecimentos sobre o funcionamento de todos os setores da TMC, o objetivo principal do presidente Edmar Bull e do diretor executivo Edmar Mendoza é desenvolver os novos profissionais para o mercado brasileiro de viagens. “Queremos contribuir com o desenvolvimento desses novos profissionais, oferecendo uma visão mais realista sobre estratégias, inovações tecnológicas, sustentabilidade e diversidade. Acredito que esse programa irá atrair mais talentos para nossa indústria como um todo”, explica Mendoza.
A primeira edição do projeto teve duração de duas semanas, divididas em uma carga de quatro horas diárias com diversos conteúdos, aplicados pelas lideranças e colaboradores da agência, que abordaram geografia básica, informações sobre aéreo, hotelaria, transporte terrestre, atendimento e conexão com todos os segmentos atuantes da Copastur (operação, eventos, plantão emergencial, lazer, conciliação, financeiro, comercial, experiência do cliente, pessoal & cultura etc.).
Além de análises dos aspectos operacionais também foram abordadas questões relacionadas às habilidades interpessoais, a visão sobre os caminhos que o mercado deve seguir e as inovações tecnológicas. Todas as aulas foram ministradas presencialmente na sede da Copastur em São Paulo.
"O Trilhando Futuros foi idealizado com o intuito de impactar positivamente as pessoas e a sociedade, além de gerar perspectivas aos participantes ao poderem ser introduzidos no mercado de trabalho. Depois da pandemia tivemos uma enorme dificuldade de encontrar profissionais no mercado. E pensamos, por que não desenvolvermos pessoas com todo conhecimento que temos? É um prazer conseguir compartilhar todo conhecimento adquirido na minha carreira", conta a especialista de Customer Onboarding da área de Experiência do cliente na Copastur, Carla Jesus.
A construção do programa, que conta com aulas teóricas e práticas, surgiu de uma ideia em conjunto da Carla Jesus (CX) e Ademir Sousa (Supervisor de Operações), que juntamente com Diogo Antunes da área de (Pessoas & Cultura) viabilizaram o projeto em parceria com o Centro Paula Souza – Fatec SP que selecionou estudantes do curso de Gestão de Turismo para participar de uma imersão intensiva.
Ao final do curso, todos os alunos receberam certificados de conclusão e dos dez alunos certificados, oito já estão trabalhando na Copastur. O programa possui ainda novos planos e turmas, incluindo projetos sociais.