Beatrice Teizen   |   09/09/2020 10:51

Sebrae cria documento com orientações e protocolos para eventos

Elaborado em parceria com Abeoc e Ubrafe, material traz instruções sobre medidas de higiene e segurança

Para preparar a retomada dos eventos corporativos, seis meses após a chegada da pandemia, o Sebrae, em parceria com a Abeoc e Ubrafe, preparou um guia completo, com dicas e orientações práticas para o setor. Além de e-book, são oferecidos gratuitamente vídeos, check list, modelos de placas informativas e displays para download. Todo o material foi elaborado para facilitar o entendimento das normas de saúde e, com isso, possibilitar que os empresários se sintam mais confiantes para promover as adaptações necessárias para retornar às atividades de maneira segura e consistente.

Getty
Sebrae, em parceria com Abeoc e Ubrafe, cria documento com orientações e protocolos para eventos
Sebrae, em parceria com Abeoc e Ubrafe, cria documento com orientações e protocolos para eventos
O Sebrae recomenda, como premissa para abertura, que os empresários acompanhem os decretos e demais regulamentos em vigor em cada localidade. Caso identifiquem divergência de informações entre as medidas estaduais e municipais, a indicação é seguir as orientações mais rígidas, de preferência, de acordo com as autoridades de saúde, como a OMS, Anvisa, Ministério da Saúde, entre outras. É importante também estar alerta às diretrizes setoriais, pois elas contemplam as especificidades de cada segmento.

Além das principais orientações relacionadas à saúde e prevenção à doença, que incluem a limpeza e higienização constante das mãos, uso adequado de máscaras e distanciamento de pelo menos 1,5 metro entre as pessoas, o protocolo traz também orientações gerais para os colaboradores e atendimento ao cliente.

No caso do setor de eventos corporativos, o documento apresenta orientações específicas para que os empresários fiquem atentos às medidas de segurança e higiene nos ambientes dos eventos e traz recomendações para adaptações necessárias nas estruturas e nas áreas de circulação de pessoas.

Confira abaixo orientações para a prestação de serviços específicas:

Estrutura do local e sanitização do ambiente
  • Mantenha o local arejado e, se possível, com janelas abertas
  • Instale ponto de descontaminação na entrada dos locais dos eventos com álcool em gel 70%, além de álcool líquido com lenços descartáveis para limpeza de bolsas e outros acessórios, bem como cesto para descarte
  • Monte o acesso do hall de entrada do evento com tapete contendo produto desinfetante para limpeza dos solados dos sapatos
  • Faça o monitoramento de temperatura das pessoas ao chegarem ao local e disponibilize máscaras, se necessário
  • Disponibilize um guarda volume, preferencialmente de autosserviço, para que os pertences como bolsas, malas etc., sejam guardados; se possível já higienizados
  • Qualquer material entregue para o evento, como crachás, deve passar por uma limpeza prévia
  • Defina um local específico para descarte de máscaras e estabeleça que o recolhimento seja realizado por empresas de coleta de produtos contamináveis
  • Faça controle da entrada e saída do evento para administração de presença simultânea de público em geral - expositores, staff e visitantes
  • Aperfeiçoe os processos de limpeza e higienização dos espaços em geral, especialmente os banheiros e as superfícies de maior contato, como maçanetas, corrimões, mesas e cadeiras

Áreas de circulação e medidas de distanciamento
  • Estabeleça o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas nas filas de acesso ao evento, bem como no balcão de credenciamento e CAEX (Central de Atendimento ao Expositor)
  • Se possível, realize os procedimentos de credenciamento de visitantes de forma on-line para que as pessoas possam imprimir a credencial em casa ou no escritório
  • Nos eventos com plateia, como congressos, simpósios, disponibilize assentos com, ao menos, 1,5 metro de distância entre si, ou use um assento e inutilize o seguinte para impedir o uso e assegurar o distanciamento entre os participantes
  • Monte estandes abertos e ventilados (exceto depósito) e organize o espaço para que os corredores sejam mais largos e tenham, preferencialmente, apenas uma direção de circulação. A medida permitirá um melhor controle de fluxo de pessoas
  • Preserve durante o evento o distanciamento de 1 pessoa a cada 2 metros

Informações e sinalizações
  • É importante que sejam mantidos os bancos de dados com os contatos de todos os participantes do evento; sejam colaboradores, palestrantes ou público participante, por no mínimo um mês para controle e eventual contato, caso se identifique posteriormente pessoas contaminadas entre o público
  • Vede a oferta de alimentos e bebidas dentro dos estandes
  • Evite atividades promocionais que possam causar aglomerações
  • Deixe claro que o evento segue os protocolos de segurança
  • Implante um processo de comunicação intensivo sobre as normas para realização de eventos dentro dos protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades locais
  • Informe sobre o uso de máscaras por todos os participantes (staff, expositores, congressistas e palestrantes), em todo o período do evento (montagem, realização, desmontagem, entrega de materiais e movimentação de cargas)
  • Coloque, em local visível, sinal indicativo de número máximo de pessoas permitido para garantir o distanciamento social nos ambientes.
  • Reforce a sinalização com recomendação de cumprimentos às condições de higiene

Praça de Alimentação
  • Estabeleça maior espaçamento entre as mesas na praça de alimentação
  • Utilize materiais descartáveis no local e organize as filas de espera de acordo com as normas sanitárias vigentes

Centro de Atendimento ao Expositor - CAEX
  • Instale, se possível, uma barreira de acrílico ou de vidro no local de atendimento para evitar contato direto com o público
  • Cubra as máquinas de pagamento com filme plástico para facilitar a higienização após o uso
  • Demarque no chão as posições das filas, estabelecendo o mínimo de 1,5 metro entre as pessoas
  • Coloque álcool em gel nos pontos de atendimento para clientes

Estacionamento
  • Ajuste a mensagem eletrônica nas cancelas sobre a importância do cuidado e atenção às medidas de saúde para combater à covid-19
  • Reforce a higienização nas cancelas e nos equipamentos de entrada dos veículos
  • Evite a operação de manobristas nesta fase
  • Disponibilize máscaras e demais proteções para o atendente do caixa para pagamento de estacionamento e procure manter somente um operador nesta função
  • Disponibilize caixa automático, se possível, para pagamento do estacionamento

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados