Veja como o Canadá pode inspirar a criação de megaeventos no Brasil
O país promoverá 200 eventos para comemorar os 150 anos de independência
Durante painel realizado no Fórum Eventos, que acontece hoje e amanhã em São Paulo, foi apresentado um case de sucesso para a produção de megaeventos: a celebração de 150 anos da independência do Canadá, que promoverá 200 eventos em Ottawa ao longo deste ano, os quais não só irão proporcionar experiências únicas aos participantes, como também valorizar os elementos da cultura local.
Chamado Ottawa 2017, o megaevento trará, entre as celebrações, um piquenique realizado em 2 de julho na ponte Alexandra, competições de ciclismo, experiências multimídia nos túneis do metrô, além de festivais de música, exposições com artistas locais, jantares realizados em pontos estratégicos da cidade com menu preparado por chefs locais renomados, performances de danças, entre outros.
“Nestes 12 meses de eventos e comemorações, pretendemos atrair mais de 1,7 milhão de visitantes adicionais a Ottawa, os quais gerarão um impacto econômico de US$ 320 milhões, sem contar a geração de novos empregos”, conta o diretor executivo da Ottawa 2017, Guy Laflamme. Segundo ele, a ideia é ressaltar o melhor do país nestes eventos, fazendo com que os visitantes possam ter uma experiência imersiva e cultural. “Queremos que o visitante experimente Ottawa de uma maneira que nunca vivenciou antes”, conta Lafamme.
O presidente do Fórum Eventos, Sergio Junqueira, destacou que daqui a cinco anos o Brasil comemorará os 200 anos de sua independência, data que precisará de um evento de grandes proporções. “O Brasil pode se inspirar nessa celebração canadense para produzir um megaevento para a data. Fica o desafio aos governantes e iniciativas privadas para trabalharem nisso desde já", finaliza Junqueira.