11 dicas para aumentar o alcance global de conferências
Há uma série de fatores que podem ajudar na expansão de um evento, como divulgação em veículos especializados e envolvimento da equipe. Confira outros deles.
Para uma conferência ser bem-sucedida, a presença de uma base rica, diversificada e qualificada de delegados é essencial. Outro ponto importante é saber quem é o público-alvo e há algumas maneiras de identificá-lo. Revisar os perfis dos visitantes do ano passado, identificar quantos deles ficaram satisfeitos com o propósito do cliente e saber quais as razões de sua participação são algumas delas.
Assim que o nicho estiver definido, as 11 ações abaixo, levantadas pelo site E-Global Travel Media, podem ajudar a expandir globalmente sua conferência e aumentar o número de participantes.
1. DEFINA OS REPRESENTANTES IDEAIS
A chave para a aquisição efetiva de delegados é focar em uma estratégia que vise as principais partes interessadas e multiplicadores de negócios em regiões selecionadas. Cada público-alvo exige uma proposta de valor única e ela pode afetar diretamente nos resultados comerciais.
2. OTIMIZE O SITE DO EVENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
Cada vez mais as inscrições para congressos e conferências estão sendo feitas a partir de celulares e tablets. Caso o evento exija registro on-line, é importante verificar se o site funciona bem nestes dispositivos.
3. SAIBA USAR AS REDES SOCIAIS
Não é suficiente publicar apenas atualizações sobre os eventos, é necessário chamar a atenção. Dê credibilidade à conferência, criando diálogos com a audiência. Assim que as redes sociais estiverem definidas, verifique que elas tenham uma boa aparência, com imagens com resolução de qualidade, por exemplo, e permita a interação dos usuários nessas plataformas.
4. NÃO ESQUEÇA DO CONTEÚDO
Ofereça uma temática que seja atrativa e que mostre ao público porque o evento é imperdível.
5. CRIE A AGENDA COM ANTECEDÊNCIA E INFORME O PÚBLICO
Quanto mais clareza e detalhamento na programação do evento, mais as pessoas sentirão que poderão tomar a decisão de participar. Certifique-se de compartilhá-la em todos os meios de comunicação.
6. EXPRESSE A PROPOSTA DE VALOR NAS DIVULGAÇÕES
Inclua nos convites, e-mails, site e materiais de marketing o máximo de informações e características positivas que conseguir sobre o evento, principalmente sobre o que os participantes aprenderão. Destaque os palestrantes e atividades, fale sobre a programação, ofereça vídeos e fotos e informe as empresas que estiveram presentes nos anteriores.
7. FAÇA CONTATO COM OUTRAS ORGANIZAÇÕES
Contate outras entidades que possam ajudar a atingir o público-alvo e proponha incentivos, como desconto na taxa de inscrição ou diferenciais durante o evento.
8. PEÇA AJUDA PARA OS PARTICIPANTES E PALESTRANTES NA DIVULGAÇÃO
Capacite-os para espalharem a notícia, serem multiplicadores e embaixadores da conferência. Facilite o contato deles com os amigos via e-mail e redes sociais.
9. ALCANCE AS PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES
Atinja as publicações mais relevantes ao tema do evento para negociar acordos de publicidade e estandes na conferência, por exemplo.
10. PROSPECTE NOVOS CONTATOS
Além do banco de dados existente de um associado ou cliente, é possível estender o alcance, prospectando novos contatos. Localize organizações e instituições chave para construir uma lista de líderes e especialistas do setor.
11. E, FINALMENTE, ENVOLVA O TIME
Defina os objetivos para atingir e envolver a equipe. Solicitar feedback é importante para aproveitar o conhecimento dos funcionários e descobrir nuances que poderiam ser difíceis de conseguir sob a perspectiva de apenas uma pessoa.
Assim que o nicho estiver definido, as 11 ações abaixo, levantadas pelo site E-Global Travel Media, podem ajudar a expandir globalmente sua conferência e aumentar o número de participantes.
1. DEFINA OS REPRESENTANTES IDEAIS
A chave para a aquisição efetiva de delegados é focar em uma estratégia que vise as principais partes interessadas e multiplicadores de negócios em regiões selecionadas. Cada público-alvo exige uma proposta de valor única e ela pode afetar diretamente nos resultados comerciais.
2. OTIMIZE O SITE DO EVENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
Cada vez mais as inscrições para congressos e conferências estão sendo feitas a partir de celulares e tablets. Caso o evento exija registro on-line, é importante verificar se o site funciona bem nestes dispositivos.
3. SAIBA USAR AS REDES SOCIAIS
Não é suficiente publicar apenas atualizações sobre os eventos, é necessário chamar a atenção. Dê credibilidade à conferência, criando diálogos com a audiência. Assim que as redes sociais estiverem definidas, verifique que elas tenham uma boa aparência, com imagens com resolução de qualidade, por exemplo, e permita a interação dos usuários nessas plataformas.
4. NÃO ESQUEÇA DO CONTEÚDO
Ofereça uma temática que seja atrativa e que mostre ao público porque o evento é imperdível.
5. CRIE A AGENDA COM ANTECEDÊNCIA E INFORME O PÚBLICO
Quanto mais clareza e detalhamento na programação do evento, mais as pessoas sentirão que poderão tomar a decisão de participar. Certifique-se de compartilhá-la em todos os meios de comunicação.
6. EXPRESSE A PROPOSTA DE VALOR NAS DIVULGAÇÕES
Inclua nos convites, e-mails, site e materiais de marketing o máximo de informações e características positivas que conseguir sobre o evento, principalmente sobre o que os participantes aprenderão. Destaque os palestrantes e atividades, fale sobre a programação, ofereça vídeos e fotos e informe as empresas que estiveram presentes nos anteriores.
7. FAÇA CONTATO COM OUTRAS ORGANIZAÇÕES
Contate outras entidades que possam ajudar a atingir o público-alvo e proponha incentivos, como desconto na taxa de inscrição ou diferenciais durante o evento.
8. PEÇA AJUDA PARA OS PARTICIPANTES E PALESTRANTES NA DIVULGAÇÃO
Capacite-os para espalharem a notícia, serem multiplicadores e embaixadores da conferência. Facilite o contato deles com os amigos via e-mail e redes sociais.
9. ALCANCE AS PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES
Atinja as publicações mais relevantes ao tema do evento para negociar acordos de publicidade e estandes na conferência, por exemplo.
10. PROSPECTE NOVOS CONTATOS
Além do banco de dados existente de um associado ou cliente, é possível estender o alcance, prospectando novos contatos. Localize organizações e instituições chave para construir uma lista de líderes e especialistas do setor.
11. E, FINALMENTE, ENVOLVA O TIME
Defina os objetivos para atingir e envolver a equipe. Solicitar feedback é importante para aproveitar o conhecimento dos funcionários e descobrir nuances que poderiam ser difíceis de conseguir sob a perspectiva de apenas uma pessoa.
*Fonte: E-Global Travel Media