Alatur JTB anuncia projetos para chegar aos R$ 5 bi
O presidente da JTB Americas, Jun Takeda, está no Brasil para a oficialização da compra de uma maior participação do grupo japonês na Alatur JTB, uma das três maiores TMCs do País. Antes com 47% de participação, agora os japoneses
O presidente da JTB Americas, Jun Takeda, está no Brasil para a oficialização da compra de uma maior participação do grupo japonês na Alatur JTB, uma das três maiores TMCs do País. Antes com 47% de participação, agora os japoneses são majoritários (mas não revelaram o percentual) e os sócios brasileiros Francisco Carpinelli, Ricardo Ferreira e Marcos Balsamão passam a posições consultivas no conselho, com a minoria das ações. “Isso não significa o fim de uma jornada e sim mais um capítulo da história da Alatur e da Alatur JTB”, disse Ferreira, ao mostrar a evolução da empresa por meio de reportagens do Jornal PANROTAS, Portal PANROTAS, Isto É Dinheiro e Valor Econômico.
“Em meio às surpresas do Brasil, mostramos nosso comprometimento com esse mercado ao aumentarmos nossa participação na Alatur JTB”, afirmou Jun Takeda ao Portal PANROTAS. “Queremos aproveitar e investir mais, tendo a Alatur JTB como centro das nossas ações na região”. A meta da Alatur JTB é chegar aos R$ 5 bilhões de faturamento em 2018, sendo que R$ 3,5 bilhões com crescimento orgânico e o restante com aquisições. Há a meta também de diversificar os negócios, fazendo o corporativo representar 50% das vendas (hoje esse percentual é de 75%).
O crescimento, segundo o CEO da Alatur JTB, Eduardo Kina, contemplará a venda B2B de Lazer, incluindo produtos high end e da operadora 55 Destinos; as letras C e E do Mice (ou seja, congressos e feiras); o segmento high touch em incentivos; e a venda on-line tanto no corporativo quanto no lazer. “Mas não seremos uma OTA. Há um meio termo em que acreditamos para atender o bleisure de nossos clientes corporativos on-line”, disse Kina.
Takeda se disse bastante satisfeito com a relação com a Alatur, apesar dos desafios de integrar costumes e hábitos tão diferentes. “Encontramos sim uma cultura diferente, mas profissionais bem relacionados e preparados, com relações fortes com fornecedores e uma ótima base de clientes”, analisou.
O EVENTO
Na passagem pelo Brasil, Jun Takeda tem encontros com os funcionários e os clientes da Alatur JTB. Mas o almoço de hoje foi para parceiros e até concorrentes, uma verdadeira reunião dos Mais Poderosos do Turismo. “O trade precisa conhecer mais a Alatur JTB e vice-versa”, disse Ricardo Ferreira.
O depoimento de Sueli Carpinelli, homenageada por Ferreira, resume a relação da Alatur com a JTB, e que hoje formam a Alatur JTB. “Quando vi os japoneses chegando preocupados com uma empresa humanizada, com sustentabilidade e com o foco nos clientes, vi que era uma continuidade do nosso projeto”, afirmou.
“Em 2019 e 2020 queremos ser líderes em todos os segmentos em que decidirmos atuar”, resumiu Kina. Já a JTB quer chegar na mesma época a ser uma marca global efetivamente e para isso está fazendo parcerias e aquisições ao redor do planeta. A empresa hoje é a décima maior empresa de viagens do mundo, atrás de Expedia, Priceline, Ctrip, Amex, CWT, BCD, Tui, Thomas Cook e Flight Centre. O faturamento em 2015 foi de US$ 14 bilhões.