Desapegar do modelo de negócio ajuda a empreender
Para empreender com sucesso, um dos pontos principais é aprender a desapegar e saber "partir para outra".
Para empreender com sucesso, um dos pontos principais é aprender a desapegar e saber "partir para outra". É o que destacou Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora. Segundo ela, com as ferramentas disponíveis atualmente, o processo de desenhar diversos modelos de negócios e testá-los – o que permite que erros e aprendizados aconteçam mais rapidamente – minimizam os riscos para o negócio.
Há um paralelo, segundo Ana, entre empreender e se apaixonar. "Nos dois casos criamos diversas expectativas. Começando pela ideia em si, pesquisamos, pedimos opinião, investimos e muitas vezes apostamos que aquele projeto será para a vida toda. Porém, na hora que a paixão acaba e sobra só a rotina, é preciso saber se existe amor das duas partes (sua e do cliente), para fazer aquilo dar certo", ressalta ela em publicação no blog Mulher Empreendedora.
A dica é contar sempre com testes e práticas que possam comprovar que o modelo é capaz de obter sucesso. Um exemplo disso, segundo Ana, é o famoso MVP (mínimo produto viável) – prática que gera provas através de uma verificação real com clientes que compram seu produto ou serviço.
Ana ressalta, sobretudo, que é preciso abandonar ideias que não sejam de fato o "mundo real". Para deixar o modelo de negócios idealizado e partir para uma ideia nova, portanto, é importante observar a reação dos consumidores com o negócio, se o serviço é utilizado e gera interesse na clientela. Se sim, o negócio está no caminho. Se não, é válido repensar o direcionamento e buscar uma reinvenção.
Há um paralelo, segundo Ana, entre empreender e se apaixonar. "Nos dois casos criamos diversas expectativas. Começando pela ideia em si, pesquisamos, pedimos opinião, investimos e muitas vezes apostamos que aquele projeto será para a vida toda. Porém, na hora que a paixão acaba e sobra só a rotina, é preciso saber se existe amor das duas partes (sua e do cliente), para fazer aquilo dar certo", ressalta ela em publicação no blog Mulher Empreendedora.
A dica é contar sempre com testes e práticas que possam comprovar que o modelo é capaz de obter sucesso. Um exemplo disso, segundo Ana, é o famoso MVP (mínimo produto viável) – prática que gera provas através de uma verificação real com clientes que compram seu produto ou serviço.
Ana ressalta, sobretudo, que é preciso abandonar ideias que não sejam de fato o "mundo real". Para deixar o modelo de negócios idealizado e partir para uma ideia nova, portanto, é importante observar a reação dos consumidores com o negócio, se o serviço é utilizado e gera interesse na clientela. Se sim, o negócio está no caminho. Se não, é válido repensar o direcionamento e buscar uma reinvenção.
*Fonte: Itaú Mulher Empreendedora