PANROTAS Next: palestrantes dão dicas de apps móveis
Além de discutir meios para fortalecer a indústria do Turismo e, evidentemente, seguir fazendo parte deste cenário, os palestrantes do PANROTAS Next, em Caxias do Sul, aproveitaram o momento e os debates sobre a função da tecnologia no nosso cotidiano para sugerir formas de usar tais novidades virt
Caxias do Sul, RS - Além de discutir meios para fortalecer a indústria do Turismo e, evidentemente, seguir fazendo parte deste cenário, os palestrantes do PANROTAS Next, em Caxias do Sul, aproveitaram o momento e os debates sobre a função da tecnologia no nosso cotidiano para sugerir formas de usar tais novidades virtuais a favor do Turismo de qualidade.
“Em todas as redes que você abre para o público, você deve pensar na sua imagem”, afirmou o diretor de marketing e comunicação da Air France-KLM no Brasil, German Carmona. Em sua apresentação, o executivo citou o pilar de atuação das companhias aéreas nas redes sociais, que envolve serviço – “criar novos canais de comunicação” –, marca – “a imagem de sua empresa perante esse serviço” – e vendas – “transformar os usuários dos serviços em clientes”.
Da mesma forma, Erik Sadao, diretor de planejamento e atendimento da Teresa Perez Tours, lembrou que o “contato humano está se tornando a coisa mais cara e essencial dentro de um serviço”. A tecnologia, para ele, vem para auxiliar. Sadao mostrou seis aplicativos móveis que podem aperfeiçoar a experiência do turista: “AroundMe”, com dicas de estabelecimentos próximos; “Star Walk”, app de localização e identificação de constelações em tempo real; “TripIt”, organizador de viagens; “Swarm”, aplicativo que localiza amigos nas proximidades; “WorldMate”, organizador com notificações sobre voos e hotéis; e “Like a Local”, guia com dicas locais que funciona off-line.
Lucas Foster, psicólogo e criador do Project Hub, a primeira rede internacional para empreendedores da economia criativa no Brasil, também listou alguns aplicativos que podem fazer a diferença. Foster foi incisivo ao afirmar que o Whatsapp será cada vez mais importante na aproximação entre agente e cliente. Em geral, informações poderão ser passadas por meio do aplicativo de mensagens mais utilizado mundialmente. Assim, o agente de viagens pode se beneficiar com dicas absorvidas de aplicativos de meteorologia (“Climatempo”, por exemplo), de bancos, transporte (“Waze”, “99 Taxis” e mapas específicos dos locais visitados) e serviços (“Vivino”, para vinhos; “Shazam”, para música; e aeroportos).
SOBRE O EVENTO
O PANROTAS Next é uma produção da PANROTAS, em parceria com a Imaginadora, e tem o apoio da CNC e FBHA, da Abav-RS, da rede Plaza Hotéis em Porto Alegre e do Blue Tree Premium, em Caxias do Sul, com o transfer oficial realizado pelo Grupo Brocker.