As dez marcas mais influentes do Brasil (nenhuma é do Turismo)
Empresas de tecnologia lideram a listagem de dez representantes
Você se arriscaria a dizer qual é a marca mais influente entre os brasileiros? Um estudo lançado pela empresa de pesquisa Ipsos revelou que a Google lidera no imaginário dos consumidores.
O documento The Most Influential Brands avalia as empresas e seu poder de influência no cotidiano e no comportamento dos usuários. Entre as dez mais, as seis primeiras estão relacionadas à tecnologia: Facebook,
Samsung, Microsoft, Youtube e Netflix, em ordem de importância.
A listagem ainda inclui a Nestlé e Danone, ambas do ramo alimentício, na sétima e décima colocações, respectivamente. A Mastercard aparece em oitavo e a brasileira Havaianas, na nona colocação, completa o ranking. Não há nenhuma representante do Turismo
Para chegar ao resultado final, o estudo inclui a análise de como o consumidor classifica cada marca dentro de 57 atributos. Ao compreender o impacto dessas empresas na vida, a pesquisa ajuda a compreender como cinco pontos – liderança e inovação, confiança, presença, responsabilidade social e engajamento – estão relacionadas com a influência.
“As marcas mais influentes são importantes porque os consumidores se identificam com elas e estabelecem uma relação emocional. Eles não poderiam imaginar suas vidas sem elas”, destacou o diretor executivo da Ipsos, Marcos Calliari.
“A influência, muitas vezes, não é racionalmente percebida pelas pessoas: ela apenas faz parte da maneira como elas se relacionam com o mundo – desde um produto de consumo rotineiro a uma maneira nova de consumir, cada escolha feita é fruto da influência de algo ou alguém”, completou o executivo.
1 - Google
2 - Facebook
3 - Samsung
4 - Microsoft
5 - Youtube
6 - Netflix
7 - Nestlé
8 - Mastercard
9 - Havaianas
10 - Danone