Raphael Silva   |   07/04/2018 07:02

Experiência de compra e tecnologia: como se destacar no futuro

Estudo da consultoria Cognizant aponta destaques de mercado para os próximos sete anos

Pixabay
Tecnologia terá um papel cada vez mais fundamental nos negócios ao longo dos próximos sete anos
Tecnologia terá um papel cada vez mais fundamental nos negócios ao longo dos próximos sete anos
A consultoria Cognizant divulgou um estudo sobre como o mercado vai se comportar em 2025. Influência tecnológica, conceito de experiência de compras e os hábitos de consumo do público foram os principais pontos abordados na pesquisa, que tem o objetivo de fornecer uma perspectiva sobre esse ecossistema do comércio e tentar prever a relevância mercadológica daqui a sete anos. Confira abaixo os principais destaques do estudo.

CONSUMIDOR
Se ainda não é unânime hoje, a experiência de compra será o grande atrativo das marcas no futuro. Imediatismo, conveniência e um ambiente de personalização serão fatores primordiais para alavancar um bom negócio, além de ampla conectividade, do contato inicial à forma de pagamento, tendência que já é possível observar hoje em dia.

O estudo revela expectativa pelo investimento em experiências inéditas e imersivas, utilizando a tecnologia e elementos interativos para atrair o cliente. Além disso, esse comprador também será ainda mais estudado com ações de marketing e planos de análise via dados, como, por exemplo, em redes sociais.

LOJA FÍSICA X ON-LINE
Esse dilema já é muito discutido hoje e, com certeza, será tema de muitos debates ao longo dos próximos anos. O estudo, porém, mostra que 82,4% concordam que as lojas físicas continuarão a ser um ativo muito importante, independentemente da porcentagem de vendas via internet.

A ideia geral é de que as lojas físicas evoluirão para um conceito de vitrine e permitirão que todos os eventos monitorados sejam capturados e analisados através da utilização de tecnologias como Internet das Coisas (IoT). Isso auxiliará a antecipar tendências e criar diferentes demandas ao consumidor.

IMPORTÂNCIA DO MOBILE

Um nível cada vez maior de importância do smartphone no dia a dia da população também acarretará em um aumento de utilização pelo mercado. O desenvolvimento dos dispositivos já está transformando o aparelho em uma plataforma que possa suportar toda a jornada de compras facilmente, da busca de produtos, comparações, recomendações e até pagamentos.

Até 2025, o desafio é aprender a conquistar o cliente utilizando o mobile. Ao aderir a diferentes formas de pagamento via dispositivo móvel, o mercado também ganha mais opções para trabalhar programas de fidelidade, o que se enquadra nas tendências de consumo.

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