Ações da Embratur no 1º semestre geram R$ 48,5 milhões ao Brasil
Em 2022, a agência tem orçamento recorde para realizar ações de divulgação
Subsidiadas por um orçamento recorde de US$ 20 milhões (aproximadamente R$ 100 milhões), as ações da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) tem rendido bons índices na atração de turistas estrangeiros e entrada de divisas para o Turismo nacional. De acordo com números divulgados pela própria agência, foi registrado um incremento superior a R$ 48,5 milhões (US$ 9,4 milhões) em pacotes de viagens ao Brasil e hospedagens no País, compradas em OTAs. De acordo com a organização, esse indicativo é resultado direto das iniciativas que apresentam ao mundo o Brasil.
A Embratur destaca ainda as ações de relações públicas com imprensa estrangeira que registram um ROI (Retorno Sobre Investimento) da ordem de R$ 7,7 milhões e salienta que, somente a participação nas principais feiras internacionais, podem render negócios superiores a R$ 16,5 milhões.
As ações que ocasionaram esses resultados, segundo a agência, nasceram de uma parceria com o Sebrae para fortalecer a promoção internacional do Turismo brasileiro. A iniciativa ampliou a capilaridade das ações realizadas pela Embratur e, no primeiro semestre de 2022, resultou na realização de três campanhas publicitárias em países estratégicos, participação em seis feiras internacionais e organização de cinco press trips com jornalistas estrangeiros.
"As diversas ações da Embratur pelo mundo tiveram grande importância para a retomada do Turismo internacional no Brasil em 2022. Em apenas seis meses, mais do que dobramos o número de visitantes estrangeiros em relação a todo o ano de 2021, superando 1,2 milhão de estrangeiros ainda em junho. Estamos confiantes de que com a promoção dos nossos destinos vamos voltar o mais rápido possível ao nível de 2019", afirma o presidente da agência, Silvio Nascimento. Os dados de entrada de turistas estrangeiros são do STI (Sistema de Tráfego Internacional) da Polícia Federal.
A promoção de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no Exterior pela Embratur ainda teve outras ações de destaque. O reforço de divulgação envolveu realização de roadshows, workshops, patrocínios a eventos de grande alcance, além de reuniões, encontros e parcerias firmadas com agentes dos trades nacional e internacional.
A Embratur destaca ainda as ações de relações públicas com imprensa estrangeira que registram um ROI (Retorno Sobre Investimento) da ordem de R$ 7,7 milhões e salienta que, somente a participação nas principais feiras internacionais, podem render negócios superiores a R$ 16,5 milhões.
As ações que ocasionaram esses resultados, segundo a agência, nasceram de uma parceria com o Sebrae para fortalecer a promoção internacional do Turismo brasileiro. A iniciativa ampliou a capilaridade das ações realizadas pela Embratur e, no primeiro semestre de 2022, resultou na realização de três campanhas publicitárias em países estratégicos, participação em seis feiras internacionais e organização de cinco press trips com jornalistas estrangeiros.
"As diversas ações da Embratur pelo mundo tiveram grande importância para a retomada do Turismo internacional no Brasil em 2022. Em apenas seis meses, mais do que dobramos o número de visitantes estrangeiros em relação a todo o ano de 2021, superando 1,2 milhão de estrangeiros ainda em junho. Estamos confiantes de que com a promoção dos nossos destinos vamos voltar o mais rápido possível ao nível de 2019", afirma o presidente da agência, Silvio Nascimento. Os dados de entrada de turistas estrangeiros são do STI (Sistema de Tráfego Internacional) da Polícia Federal.
A promoção de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no Exterior pela Embratur ainda teve outras ações de destaque. O reforço de divulgação envolveu realização de roadshows, workshops, patrocínios a eventos de grande alcance, além de reuniões, encontros e parcerias firmadas com agentes dos trades nacional e internacional.