Explore GB mostra recorde britânico e novos destinos
Com 300 expositores esperados, maior evento de promoção do destino destaca crescimento do número de turistas e investe em destinos menos conhecidos
NEWCASTLE (REINO UNIDO) - Uma onda de frio se espalhou por toda a Europa esta semana. Os participantes do Explore GB 2018 encontraram o Nordeste da Inglaterra com muita neve e temperaturas negativas. Com nevascas por toda a parte, voos e trens foram cancelados e alguns não chegaram a tempo da abertura do evento, na Metro Radio Arena. São esperados cerca de 300 exibidores de Reino Unido e Irlanda e 300 compradores de mais de 30 países. Do Brasil, vieram dez representantes do trade.
O evento de abertura foi bem curto, com as boas-vindas de Carol Dray, diretora comercial do Visit Britain e do Visit England. Em seguida, jornalistas de diversos países assistiram a apresentações do Visit Britain e seus parceiros. Richard Nicholls, chefe do departamento de Pesquisa e Previsões, mostrou os bons números de visitantes internacionais em 2017. Mais um recorde foi batido: 39,9 milhões de visitantes, em um crescimento de 6% em relação a 2016. Em gastos a cifra alcançou 25,1 bilhões de libras, 12% a mais. O número de visitantes de negócios caiu 4%, e o de lazer subiu 15%.
A maioria de visitantes do Reino Unido chega da Europa, principalmente da França. As exceções entre os dez maiores mercados emissores são os Estados Unidos, em segundo lugar, e a Austrália, em décimo. Quando o assunto é quem gasta mais, o Oriente Médio é campeão: Arábia Saudita, Bahrein e Catar são os três primeiros. Para 2018, há uma expectativa de crescimento de 4,4%, o que significa 41,7 milhões de visitantes internacionais. Os gastos devem crescer 6,8% e chegar a 26,9 bilhões de libras.
Em índices percentuais, o Brasil foi o mercado que mais cresceu em 2017, com 37% mais visitantes entre janeiro e setembro em relação ao mesmo período de 2016, e um número total de 199 mil visitantes. Brasileiros gastaram 208 milhões de libras, 29% a mais do que em 2016. O segundo mercado em crescimento foi a China, com 33%.
Sally Bacombe, CEO do Visit Britain, comentou a nova campanha da agência britânica de turismo chamada “I travel for...” (“Eu viajo por...”, em tradução livre): “As pessoas viajam por cultura, comida, bebida, música, esporte, você escolhe. O que mais gosto nesta campanha é que ela é sobre o viajante. E nós mostramos o que temos. Se você viaja por cultura, por exemplo, podemos destacar nossos museus, que estão entre os melhores do mundo, e também as novas galerias de arte”.
REINO UNIDO AFORA
Ainda no primeiro dia do Explore GB os escritórios de turismo parceiros do Visit Britain apresentaram algumas novidades para 2018 e vídeos de campanhas promocionais. A Escócia, por exemplo, uma das regiões que mais cresceu em número de visitantes em 2017, pretende botar Dundee no mapa do turista internacional. A cidade no litoral do Mar do Norte, uma hora ao norte de Edimburgo, inaugura em setembro uma filial do museu londrino Victoria&Albert. Na foz do Rio Tay, será o primeiro museu de design da Escócia. O projeto é do escritório japonês Kengo Kuma, o mesmo do estádio para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O novo V&A é parte da restauração da beira-rio.
A Irlanda do Norte comemora o crescimento constante do número de visitantes por conta do museu Titanic Belfast e de suas 26 locações da série “Game of Thrones”. Derry Londonderry, onde aconteceram muitos episódios dos conflitos civis conhecidos como Troubles, também vê aumentar o número de visitantes. Ao longo deste ano serão inaugurados mil novos quartos de hotéis, em um investimento de 500 milhões de libras.
Esta é a quarta edição do principal evento de viagens do Visit Britain, realizado cada no em uma cidade diferente. Depois da feira, todas as delegações farão roteiros de familiarização pelo Reino Unido. A delegação brasileira passará quatro dias entre Oxford, Bath e Londres, em um roteiro voltado para viajantes de luxo.
Estão em Newcastle Ana Taquecita, da New Age; Bruna Basile, da 55 Destinos; Cintia Damasceno, da Queensberry; Flávia Santos, da Teresa Perez; Marcelo Cukierkon, da Bon Voyage, todos de São Paulo; Diogo Racanicchi, da Flytour Viagens; Paulo Pimentel, da Soul Traveler; Simone Pantoja, da Porfolio Travel Solutions, ambos do Rio; Andre Koloszwa, do Grupo BRT, de Curitiba, e Elisa Horter, da Europlus, de Porto Alegre, além de Priscila Moraes, do marketing do Visit Britain Brasil.
*Por Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS
O Portal PANROTAS viajou a convite do VisitBritain com proteção GTA
O evento de abertura foi bem curto, com as boas-vindas de Carol Dray, diretora comercial do Visit Britain e do Visit England. Em seguida, jornalistas de diversos países assistiram a apresentações do Visit Britain e seus parceiros. Richard Nicholls, chefe do departamento de Pesquisa e Previsões, mostrou os bons números de visitantes internacionais em 2017. Mais um recorde foi batido: 39,9 milhões de visitantes, em um crescimento de 6% em relação a 2016. Em gastos a cifra alcançou 25,1 bilhões de libras, 12% a mais. O número de visitantes de negócios caiu 4%, e o de lazer subiu 15%.
A maioria de visitantes do Reino Unido chega da Europa, principalmente da França. As exceções entre os dez maiores mercados emissores são os Estados Unidos, em segundo lugar, e a Austrália, em décimo. Quando o assunto é quem gasta mais, o Oriente Médio é campeão: Arábia Saudita, Bahrein e Catar são os três primeiros. Para 2018, há uma expectativa de crescimento de 4,4%, o que significa 41,7 milhões de visitantes internacionais. Os gastos devem crescer 6,8% e chegar a 26,9 bilhões de libras.
Em índices percentuais, o Brasil foi o mercado que mais cresceu em 2017, com 37% mais visitantes entre janeiro e setembro em relação ao mesmo período de 2016, e um número total de 199 mil visitantes. Brasileiros gastaram 208 milhões de libras, 29% a mais do que em 2016. O segundo mercado em crescimento foi a China, com 33%.
Sally Bacombe, CEO do Visit Britain, comentou a nova campanha da agência britânica de turismo chamada “I travel for...” (“Eu viajo por...”, em tradução livre): “As pessoas viajam por cultura, comida, bebida, música, esporte, você escolhe. O que mais gosto nesta campanha é que ela é sobre o viajante. E nós mostramos o que temos. Se você viaja por cultura, por exemplo, podemos destacar nossos museus, que estão entre os melhores do mundo, e também as novas galerias de arte”.
REINO UNIDO AFORA
Ainda no primeiro dia do Explore GB os escritórios de turismo parceiros do Visit Britain apresentaram algumas novidades para 2018 e vídeos de campanhas promocionais. A Escócia, por exemplo, uma das regiões que mais cresceu em número de visitantes em 2017, pretende botar Dundee no mapa do turista internacional. A cidade no litoral do Mar do Norte, uma hora ao norte de Edimburgo, inaugura em setembro uma filial do museu londrino Victoria&Albert. Na foz do Rio Tay, será o primeiro museu de design da Escócia. O projeto é do escritório japonês Kengo Kuma, o mesmo do estádio para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O novo V&A é parte da restauração da beira-rio.
A Irlanda do Norte comemora o crescimento constante do número de visitantes por conta do museu Titanic Belfast e de suas 26 locações da série “Game of Thrones”. Derry Londonderry, onde aconteceram muitos episódios dos conflitos civis conhecidos como Troubles, também vê aumentar o número de visitantes. Ao longo deste ano serão inaugurados mil novos quartos de hotéis, em um investimento de 500 milhões de libras.
Esta é a quarta edição do principal evento de viagens do Visit Britain, realizado cada no em uma cidade diferente. Depois da feira, todas as delegações farão roteiros de familiarização pelo Reino Unido. A delegação brasileira passará quatro dias entre Oxford, Bath e Londres, em um roteiro voltado para viajantes de luxo.
Estão em Newcastle Ana Taquecita, da New Age; Bruna Basile, da 55 Destinos; Cintia Damasceno, da Queensberry; Flávia Santos, da Teresa Perez; Marcelo Cukierkon, da Bon Voyage, todos de São Paulo; Diogo Racanicchi, da Flytour Viagens; Paulo Pimentel, da Soul Traveler; Simone Pantoja, da Porfolio Travel Solutions, ambos do Rio; Andre Koloszwa, do Grupo BRT, de Curitiba, e Elisa Horter, da Europlus, de Porto Alegre, além de Priscila Moraes, do marketing do Visit Britain Brasil.
*Por Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS
O Portal PANROTAS viajou a convite do VisitBritain com proteção GTA