Fernando de Noronha terá novos voos de Fortaleza e Natal com a VoePass
Companhia aérea já voa ao arquipélago, mas a partir do Recife, e em codeshare com a Latam
A partir de julho deste ano, Fernando de Noronha (PE) ganhará novos voos diários com origem em Fortaleza e Natal, operados pela VoePass. O anúncio foi feito na semana passada, em evento realizado no arquipélago para o trade local, que celebra a novidade.
A VoePass já voa a Noronha a partir do Recife, serviço este que é feito em codeshare com a Latam. No entanto, de acordo com a companhia aérea do interior paulista, os novos serviços a partir das capitais cearense e potiguar serão feitos de maneira independente, e não em parceria com a Latam. A Latam confirma a informação.
A VoePass comunica que está finalizando as análises técnicas da operação e em breve anunciará as datas e horários dos voos.
Em outubro do ano passado, a Anac proibiu a operação de jatos em Fernando de Noronha devido a problemas de infraestrutura. Aeronaves como o Boeing 737, que era usado pela Gol, ou o A320 e o Embraer 195, que estão na frota da Azul, foram impedidas de operar no aeroporto da ilha.
Segundo informa o Portal G1, a Gol fechou sua base em Noronha e demitiu os funcionários lá presentes no início de março. A aérea aguarda a liberação da operação de jatos para poder voltar a voar a Noronha. Para que isso aconteça, a obra de recuperação do aeroporto, anunciada pela gestão anterior Governo Estadual de Pernambuco, precisa acontecer. A previsão era de que ficasse pronta em outubro deste ano.
A VoePass utilizará a aeronave ATR72, com capacidade para 70 passageiros para estas novas rotas. A Azul também voa a Fernando de Noronha, com equipamento do mesmo fabricante, com 35 voos semanais, a partir do Recife.
VEJA COMUNICADO DA GOL SOBRE ATUAÇÃO EM FERNANDO DE NORONHA
Por decisão da ANAC, desde 12/10/2022 as operações com aeronaves a jato estão suspensas no aeroporto de Fernando de Noronha (FEN), em razão da necessidade de manutenção da infraestrutura aeroportuária. Por este motivo a GOL está com os seus voos do trecho Recife (REC) – Fernando de Noronha (FEN) suspensos até 28 de fevereiro de 2024. A Companhia informa ainda que a sua infraestrutura no aeroporto de FEN foi fechada até que as operações possam ser retomadas.
A GOL vem acompanhando a evolução do trabalho de requalificação da pista de pousos e decolagens, e demais melhorias, junto à ANAC e órgãos reguladores e reafirma o interesse em retomar as operações na Ilha imediatamente após a liberação das operações das aeronaves a jato, num prazo máximo de 90 dias após a publicação da revogação das restrições, nos horários previamente operados até 11 de outubro de 2022.