Gol recebe autorização para utilizar Navegação Digital pela Anac
Companhia aérea é a primeira transportadora nacional a ter permissão do uso a bordo de suas aeronaves
A Gol Linhas Aéreas é a primeira companhia aérea nacional a receber autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para utilizar a Navegação Digital a bordo de suas aeronaves.
Segundo a companhia, a Navegação Digital resulta em economia de papel, diminuindo gastos com impressão, economia de combustível, redução das emissões de gases poluentes e maior celeridade nos procedimentos operacionais, o que reduz os custos operacionais, um dos principais objetivos da Gol para 2023.
Desde o início do projeto “Paperless”, em 2018, estima-se que a aérea deixou de utilizar cerca de 41,5 milhões de folhas de papel, 48,9 milhões de litros de querosene de aviação, R$ 13,9 milhões em recursos financeiros, e a não emissão de mais de 4,8 milhões de toneladas de CO² na atmosfera.
“A utilização das informações digitais reduz a carga de trabalho, proporciona informações de maneira mais ordenada e interativa, aumenta a pontualidade e melhora a segurança de voo, já que os pilotos podem focar em outras tarefas relevantes. Além disso, torna o voo sustentável com a redução de emissões de carbono”, comentou o diretor de Operações da Gol, o comandante Danilo Andrade.
Até então impressa para cada voo, a Navegação Digital possuía, em média, 25 páginas, e requeria em muitas vezes a utilização de veículos à combustão para que fosse entregue nas aeronaves, porém hoje é disponibilizada nos tablets presentes no cockpit das aeronaves.
Segundo a companhia, a Navegação Digital resulta em economia de papel, diminuindo gastos com impressão, economia de combustível, redução das emissões de gases poluentes e maior celeridade nos procedimentos operacionais, o que reduz os custos operacionais, um dos principais objetivos da Gol para 2023.
Desde o início do projeto “Paperless”, em 2018, estima-se que a aérea deixou de utilizar cerca de 41,5 milhões de folhas de papel, 48,9 milhões de litros de querosene de aviação, R$ 13,9 milhões em recursos financeiros, e a não emissão de mais de 4,8 milhões de toneladas de CO² na atmosfera.
“A utilização das informações digitais reduz a carga de trabalho, proporciona informações de maneira mais ordenada e interativa, aumenta a pontualidade e melhora a segurança de voo, já que os pilotos podem focar em outras tarefas relevantes. Além disso, torna o voo sustentável com a redução de emissões de carbono”, comentou o diretor de Operações da Gol, o comandante Danilo Andrade.
Até então impressa para cada voo, a Navegação Digital possuía, em média, 25 páginas, e requeria em muitas vezes a utilização de veículos à combustão para que fosse entregue nas aeronaves, porém hoje é disponibilizada nos tablets presentes no cockpit das aeronaves.