Preços e capacidade do NDC da American frustram agentes nos EUA
Nova estratégia da aérea deixa as agências com tarifas mais altas, e profissionais buscam alternativas
As agências de viagens corporativas dos Estados Unidos estão vendo grandes discrepâncias nas tarifas aéreas depois que a American Airlines reformulou sua estratégia de distribuição de passagens e transferiu 40% de seus bilhetes para canais de NDC, bem como para seu próprio canal. As informações são do portal Skift.
A TMC AmTrav disse que 35% de seus itinerários tinham “tarifas mais baixas na Nova Capacidade de Distribuição”, com economia média de US$ 164. Para 13% dos itinerários, a empresa encontrou economias de mais de US$ 100, disse o CEO Jeff Klee em um post no LinkedIn.
Outra agência, DCM Elite Travel Planners, com sede em Louisiana, também viu grandes diferenças. O voo AA2911 de Nova York a Chicago foi citado como exemplo, já que apenas um nível de tarifa, cabine principal, era acessível no “sistema legado de distribuição global do Sabre”. Os preços eram praticamente os mesmos em todos os canais. Mas as diferenças tarifárias First e Flexible foram "dramáticas", disse a agência.
As tarifas principais flexíveis eram 103% mais caras na tarifa padrão do sistema de distribuição global Sabre, em comparação com o NDC. Os primeiros bilhetes eram 59% mais caros e os primeiros flexíveis 39% mais caros.
Em entrevista, o consultor de viagens Brett Snyder disse que está confuso com a abordagem da American. Ele pensou que a transportadora poderia tornar as tarifas baixas mais disponíveis no legado GDS em rotas particularmente competitivas. Mas, pelo menos inicialmente, a American não parecia estar fazendo isso. "É desleixado, em primeiro lugar", disse ele. "Você pensa na dinâmica competitiva, onde eles se beneficiam ao disponibilizar tarifas mais baixas. Eles não levaram em conta nada disso."
Antes do lançamento, o Sabre disse que teria serviço, troca e seleção de assento ativados desde o início para reservas de um único passageiro, embora a capacidade de serviço seja adiada até junho ou julho em reservas de vários passageiros.
Segundo Snyder, apesar do que o Sabre diz, ele não conseguiu obter as marcações de assentos em reservas de um único passageiro e, embora as marcações de assentos possam ser obtidas em reservas individuais, elas não aparecem nos registros de nomes dos passageiros.
Conrad disse que o Elite Travel Planners, que está conectado ao Sabre, também não está trabalhando ainda com conteúdo NDC da American devido à deficiências na capacidade de manutenção. Conrad delineou uma série de deficiências de serviço no conteúdo NDC da aérea no Sabre.
Por exemplo, apenas uma alteração pode ser feita por reserva. Outro problema seria a falta de orientação sobre como gerenciar mudanças de horário e reacomodar viajantes dentro do Sabre. Fazer isso manualmente, disse ele, não é prático, já que a agência gerencia centenas de mudanças de horário por semana.
A TMC AmTrav disse que 35% de seus itinerários tinham “tarifas mais baixas na Nova Capacidade de Distribuição”, com economia média de US$ 164. Para 13% dos itinerários, a empresa encontrou economias de mais de US$ 100, disse o CEO Jeff Klee em um post no LinkedIn.
Outra agência, DCM Elite Travel Planners, com sede em Louisiana, também viu grandes diferenças. O voo AA2911 de Nova York a Chicago foi citado como exemplo, já que apenas um nível de tarifa, cabine principal, era acessível no “sistema legado de distribuição global do Sabre”. Os preços eram praticamente os mesmos em todos os canais. Mas as diferenças tarifárias First e Flexible foram "dramáticas", disse a agência.
As tarifas principais flexíveis eram 103% mais caras na tarifa padrão do sistema de distribuição global Sabre, em comparação com o NDC. Os primeiros bilhetes eram 59% mais caros e os primeiros flexíveis 39% mais caros.
TARIFAS BÁSICAS DE FORA
Em reportagem da Travel Weekly, Terry Conrad, consultor de viagens corporativas da DCM Elite Travel Planners, analisou o movimento da American em retirar as tarifas econômicas básicas das plataformas GDS, assim como as tarifas de primeira classe com preços mais baixos das plataformas GDS herdadas, além de ter bloqueado muitas ofertas de tarifas reembolsáveis no canal próprio.Em entrevista, o consultor de viagens Brett Snyder disse que está confuso com a abordagem da American. Ele pensou que a transportadora poderia tornar as tarifas baixas mais disponíveis no legado GDS em rotas particularmente competitivas. Mas, pelo menos inicialmente, a American não parecia estar fazendo isso. "É desleixado, em primeiro lugar", disse ele. "Você pensa na dinâmica competitiva, onde eles se beneficiam ao disponibilizar tarifas mais baixas. Eles não levaram em conta nada disso."
CAPACIDADE LIMITADA
Preços à parte, Snyder disse que a Cranky Concierge, uma agência conectada ao Sabre, está evitando reservas via NDC da American por enquanto, devido à falta de funcionalidade de serviço, e encorajando os clientes a reservar em outro lugar.Antes do lançamento, o Sabre disse que teria serviço, troca e seleção de assento ativados desde o início para reservas de um único passageiro, embora a capacidade de serviço seja adiada até junho ou julho em reservas de vários passageiros.
Segundo Snyder, apesar do que o Sabre diz, ele não conseguiu obter as marcações de assentos em reservas de um único passageiro e, embora as marcações de assentos possam ser obtidas em reservas individuais, elas não aparecem nos registros de nomes dos passageiros.
Conrad disse que o Elite Travel Planners, que está conectado ao Sabre, também não está trabalhando ainda com conteúdo NDC da American devido à deficiências na capacidade de manutenção. Conrad delineou uma série de deficiências de serviço no conteúdo NDC da aérea no Sabre.
Por exemplo, apenas uma alteração pode ser feita por reserva. Outro problema seria a falta de orientação sobre como gerenciar mudanças de horário e reacomodar viajantes dentro do Sabre. Fazer isso manualmente, disse ele, não é prático, já que a agência gerencia centenas de mudanças de horário por semana.