Latam no NDC a partir de 1º de maio: veja como isso impacta sua vida
Entrevista com a diretora comercial da aérea, Aline Mafra, esclarece as dúvidas; confira
A partir de 1° de maio, agências de viagens sentirão um impacto significativo na distribuição dos produtos da Latam Airlines Brasil. Dessa data em diante, a companhia aérea passa a priorizar o New Distribution Capability, ou NDC, para vender seus produtos, ainda que não vá se desligar totalmente do canal tradicional.
A nova linguagem da IATA será a única maneira de o comprador das passagens Latam se livrar de uma taxa de US$ 12 por transação. Por meio do NDC, as agências de viagens poderão acessar o conteúdo da Latam em tempo real, com promessa de dinamismo, e terão diante de si uma plataforma mais moderna. A expectativa da aérea é permitir ao seu cliente uma experiência mais dinâmica e amigável. Depois de uns meses, o cliente também deve ter acesso a um inventário maior de produtos.
O NDC é uma realidade, e notícias como essa devem continuar chegando ao Portal PANROTAS ao longo deste ano. Anteontem, dia 1º, a American Airlines adotou medida semelhante e oficialmente adotou o NDC como seu principal canal de vendas. Agências de viagens que não comprarem por meio desta codificação podem perder até 40% de seu portfólio. Porém, não foi sem controvérsia. A medida foi acompanhada da demissão de executivos com décadas de Turismo e de casa.
Já a Gol afirma que não adotará tão cedo o NDC. Para a companhia aérea, seria dar um passo para trás, tendo em vista que distribui seu conteúdo diretamente desde sua fundação. Clique aqui para entender melhor.
De volta à Latam: entrevistamos a diretora comercial da empresa aérea no Brasil, Aline Mafra, sobre o NDC. A seguir, veja as respostas da executiva.
PORTAL PANROTAS - Como será essa mudança para o NDC? Quando isso vai acontecer?
ALINE MAFRA - O NDC by Latam já está disponível no Brasil, porém nossa mudança na estratégia de distribuição acontece no dia 1 de maio de 2023.
A partir desta data, emitindo através do NDC ou E-Latam, as agências de viagem poderão evitar um custo de distribuição no valor de US$ 12 (doze dólares americanos) por segmento, que será repassado aos demais canais de distribuição.
Vale destacar que, neste primeiro momento, manteremos o antigo sistema (E-Latam) em funcionamento simultâneo, enquanto continuamos desenvolvendo e aperfeiçoando a nossa nova ferramenta para que os agentes tenham uma melhor experiência.
Ressaltamos também que através dessa nova ferramenta as agências poderão acessar o conteúdo da Latam em tempo real. A promessa de dinamismo se justifica porque a atualização de conteúdos é automática, ou seja, não é necessário instalar ou atualizar softwares. Além disso, sua usabilidade é mais próxima aos hábitos de navegação digital atuais e consumo cotidianos, com oportunidade de acessar imagens, vídeos e outros recursos que tornem a experiência mais completa.
PANROTAS - Quais são as expectativas da Latam com a mudança?
ALINE - A partir de impulsos tecnológicos, que movem um mundo sem fronteiras, é realidade a chegada de novos hábitos e ferramentas que permitem maior conveniência e poder de escolha.
Pensando na indústria aérea, a perspectiva (e expectativa) de garantir agilidade e qualidade de oferta e atendimento, de forma omni channel é, por contexto de negócio, bastante desafiador.
Considerando todos estes fatores e principalmente considerando tendências que apontam um modelo concreto para o futuro, a Latam optou por desenvolver uma solução de distribuição de conteúdos a partir da mesma arquitetura de nossos canais diretos de vendas (latam.com), o que poderá permitir ao nosso cliente uma experiência mais dinâmica e amigável.
panrotas - Como os agentes de viagens acessam esse conteúdo?
ALINE - O NDC by Latam foi desenvolvido para que qualquer agência ou empresa de viagens possa utilizá-lo, desde que estejam credenciados pela Latam.
Para flexibilizar sua adesão e, claro, oferecer maior poder de escolha, será possível conectar-se à ferramenta de três maneiras: API (seu próprio software), Agregador NDC (fornecedor de tecnologia) e via Portal NDC para agências, este último, sem custos adicionais por conexão ou desenvolvimento tecnológico.
PANROTAS - Que tecnologia será usada?
ALINE - O NDC by Latam usa a tecnologia New Distribution Capability (NDC), que é o padrão da indústria para novas tecnologias de distribuição, e que foi amplamente adotado pelas companhias aéreas nos últimos anos, vale ressaltar que não somos os primeiros e seguramente não seremos os últimos a aderir a este modelo.
Além disso, ela tem como base a mesma arquitetura de nosso canal latam.com, dando aos nossos agentes acesso ao conteúdo Latam com a expectativa de oferecer um melhor serviço a seus clientes.
PANROTAS - Já está sendo testado o processo?
ALINE - O NDC by Latam está em produção desde janeiro de 2021, e temos trabalhado continuamente para desenvolver nossa ferramenta e implementar novos recursos que possam trazer atender as necessidades dos clientes. O processo de ponta a ponta está sendo testado com algumas agências do Brasil e de outros países.
Em resumo, há aproximadamente dois anos estudamos este movimento, nos preparamos e acompanhamos o que acreditamos ser relevante para nossos clientes em seu momento presente e futuro. Fundamental comentar que a decisão é chancelada e certificada pela ARM da IATA.
Constatamos que não somos os primeiros e seguramente não seremos os últimos a aderir a este modelo. De todas as maneiras, empaticamente, entendemos que toda mudança exige planejamento. Por isso, nos preocupamos em trazer esta informação com antecedência de seis meses e, claro, estar ao lado dos nossos clientes para além dos incentivos financeiros acima citados, oferecer o suporte operacional que necessitam, tanto para vendas e pós-vendas, quanto para conexão ao seu API.
Além disto, da esfera comunicacional, organizamos roadshows virtuais com conteúdos relevantes ao seu conhecimento do projeto, objetivos e funcionalidades. Também desenvolvemos um site dedicado, com informação, tutoriais e outras ferramentas para sua consulta e organização. Acima de tudo, como companhia, nos cabe reforçar que estaremos sempre disponíveis para conversas individuais e específicas que sejam esclarecedoras em dúvidas e visão de parceria. Conte sempre com este canal de comunicação direto com nossas equipes comerciais, em todos os mercados que operamos.
Com transparência, é legítimo comentar que, considerando o lançamento oficial de NDC by Latam em 1º/05/2023, algumas funcionalidades de suporte ainda seguem em desenvolvimento. Para estas, continuaremos prestando serviço através de GSS, com o constante compromisso de informar sobre cada avanço neste processo.
PANROTAS - Será feito junto com a Delta?
ALINE - Não, a mudança acontece no modelo de distribuição somente da Latam Airlines.
PANROTAS - Na prática, como isso impactará a vida dos agentes de viagens e do restante do trade?
ALINE - As expectativas de impacto esperadas são positivas, o que poderá ser percebido em curto e longo prazo. Isso porque o nosso objetivo é dar acesso aos agentes ao nosso conteúdo Latam e benefícios para que possam oferecer um melhor serviço aos seus clientes. Dentre eles, estão:
• Acesso ao conteúdo Latam;
• Acesso a conteúdo enriquecido de forma eficiente;
• Acesso a produtos e informações de tarifas em tempo real;
• Personalização e adaptação da sua oferta;
• Conexão a tarifas contínuas;
• Redução de suas ADM;
• Acesso a um catálogo mais amplo de ancillaries;
• Melhores processos de pós-venda.
Enfim, reforçamos que estamos seguros de que este passo nos poderá nos permitir ser melhores, mais próximos e úteis aos nossos clientes. Este é nosso compromisso e propósito de seguir cuidando para que os sonhos cheguem a seu destino.
PANROTAS - Como a companhia aérea se beneficia com essa alteração? E o trade?
ALINE - Temos investido cada vez mais em tecnologias para facilitar a vida de nossos clientes, para que tenham uma jornada com a Latam cada vez mais rápida, simples e segura. A nossa nova ferramenta vai muito em linha com essa movimentação. Estaremos em constante desenvolvimento para aperfeiçoá-la e buscar oferecer a melhor experiência aos nossos agentes.
panrotas - Que oferta estará no NDC que não está em outros canais?
ALINE - O conteúdo diferenciado será disponibilizado ao longo do ano.
PANROTAS - Há novos ancillaries que a Latam pretende inserir com a distribuição via NDC? Se sim, quais?
ALINE - Atualmente os ancillaries que temos disponíveis são estes abaixo, mas vale destacar que continuaremos trabalhando para agregar mais serviços complementares inovadores.
a) Bagagem:
• Bagagem de mão
• 15 kg (disponível apenas em NDC e DCP)
• 23 kg
• Bagagem especial até 8 peças
b) Assentos
c) Embarque prioritário (disponível apenas no Portal NDC e DCP).