Victor Fernandes   |   04/09/2020 14:36
Atualizada em 06/09/2020 11:26

Startup do Reserve começa delivery com drones terrestres

Atualmente, o serviço realiza delivery com drones terrestres autônomos dentro de grandes condomínios.

Divulgação
Com o crescimento da demanda pelos serviços de entregas, a MyView, startup em soluções com drones do Reserve, se destaca oferecendo o primeiro serviço de entregas do Brasil realizado por drones terrestres automatizados, o D4 MyView Touchless Delivery. O D4 (sigla para Door-to-Door Drone Delivery) é dividido em duas fases de desenvolvimento: a primeira com drones terrestres e a segunda com aéreos.

O projeto começou a operar em Belo Horizonte em parceria com a Patrimar, no condomínio Soho Square e é o primeiro serviço recorrente de entregas por drones inteligentes no país. Nos condomínios da construtora, a solução se chamará UPack Home Delivery by D4 MyView. Paralelamente, a startup carioca MyView expandiu o projeto D4 para o Rio de Janeiro e São Paulo, onde o serviço começa a funcionar neste mês de setembro, a partir de Campinas.

Atualmente, o serviço realiza delivery com drones terrestres autônomos dentro de grandes condomínios, atendendo a alta demanda para esse tipo de entrega nesses locais e, em seguida, o serviço atenderá centros comerciais e grandes shoppings. O objetivo dessa fase inicial é adquirir dados, experiências e feedbacks, para aprimorar o delivery por drones, além de garantir comodidade e segurança para o cliente.

Para utilizar o serviço, o morador realiza o pedido online em qualquer aplicativo de sua escolha (Rappi, Uber eats, Aarim, entre outros) e faz o pagamento online no próprio App. Assim que o produto chega na portaria do condomínio, é inserido no robô, que se locomove de forma autônoma até a entrada do prédio.

“Este nosso primeiro serviço recorrente de entregas por drones terrestres tem o objetivo de conhecer o problema daquele que mais importa – o cliente. Estamos aprendendo o mais rápido possível sobre o que o cliente precisa e deseja deste serviço. A partir desses dados e experiência teremos muito mais fundamentos para nosso desenvolvimento tecnológico e evolução do serviço nas entregas terrestres e aéreas”, afirmou o CEO da MyView, Thiago Calvet.

A solução é operada pelo drone terrestre MVD4-01 Ground, projetado e desenvolvido pela MyView, que funciona de maneira automatizada, com monitoramento via 4G, a partir do centro de controle de operações da startup. O veículo realiza entregas de diferentes pacotes de delivery (comida, remédios e mercadorias) com até 8 quilogramas e dimensão aproximada máxima de 50 centímetros cúbicos.

"As fases 1 e 2 do projeto D4 têm desenvolvimento tecnológico muito similar. Avaliamos que as entregas por drones terrestres são mais escaláveis, neste momento, do que através de drones aéreos, devido à falta de regulamentação da ANAC para serviços de delivery com drones aéreos autônomos. Por isso, decidimos criar um programa intermodal, iniciando pelo terrestre, menos restrito e com demanda imediata, para oferecermos um serviço comercial. A partir de agora, estamos fazendo entregas recorrentes por drones no Brasil", afirmou o COO da MyView, Luiz Paulo.

De acordo com a startup, o D4 MyView faz parte de um modal de entrega pioneiro, que se integrará com outros modais tradicionais (moto, carro, bicicleta etc), proporcionando grandes benefícios para os condomínios nesse momento inicial:

  • Aumento da comodidade e segurança para os moradores, com diminuição do fluxo e contato de pessoas externas no interior dos ambientes, especialmente importante durante a pandemia da covid-19, para evitar a disseminação do coronavírus através do contato humano.
  • Maior agilidade no processo de entrega, otimizando o trabalho da equipe da portaria.
  • Modernidade e inovação como diferenciais para condomínios, incorporadoras, construtoras e imobiliárias.
Foto atualizada em 6/9

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados