OTAs venderam US$ 245 bi em 2015; veja os números
As agências de viagens on-line (OTAs, pela sigla em inglês) continuam crescendo ininterruptamente, conforme surgem novas tecnologias e mais turistas caem no gosto pelo planejamento de suas próprias viagens por meios eletrônicos.
As agências de viagens on-line (OTAs, pela sigla em inglês) continuam crescendo ininterruptamente, conforme surgem novas tecnologias e mais turistas caem no gosto pelo planejamento de suas próprias viagens por meios eletrônicos. Em 2015, segundo estudo da Euromonitor International, elas venderam mais que US$ 245 bilhões, valor que se aproxima de R$ 1 trilhão se convertido à moeda brasileira e indica crescimento de 19% sobre o ano anterior.
A região com maior responsabilidade nesse crescimento foi a da Ásia-Pacífico, que cresceu nada menos que 43%, totalizando US$ 79 bilhões em vendas e se aproximando dos US$ 83 bilhões da América do Norte, tradicional líder nas vendas das OTAs. A Europa ocidental já ficou para trás, com US$ 67 bilhões.
Nas previsões para os próximos anos, a região asiática deverá se descolar ainda mais das outras, com crescimento de 20% ao ano nas vendas das OTAs, enquanto o mundo como um todo crescerá 12%, na estimativa da Euromonitor. Espera-se que as agências on-line arrecadem nada menos que US$ 434 bilhões em 2020.
EXPEDIA LIDERA E CHINESES CRESCEM
A Expedia continua sendo a maior empresa global em vendas de viagens on-line. A empresa teve robusto crescimento de 20,6% em 2015, motivado por crescimento orgânico e também pela compra da plataforma Orbitz, totalizando receita de US$ 60,8 bilhões. Assim, se distanciou de seu maior concorrente, o Priceline Group, dono do Booking.com e do Kayak, que somou US$ 55,5 bi após crescer “apenas” 10%.
Chamou ainda mais a atenção, entretanto, o meteórico crescimento dos chineses do Ctrip, que, após comprar a parte da Expedia na OTA Elong, subiu de US$ 19 bilhões em 2014 para US$ 26,7 bilhões no ano passado, aumentando as vendas em 58%.
Segundo a Euromonitor, é provável que, em dois ou três anos, o grupo chinês já figure como líder mundial, em especial se o mercado chinês e também as viagens de seus cidadãos para o Exterior continuarem crescendo como estão hoje. Entretanto, a concorrência será acirrada pelos números do Homeaway, concorrente do Airbnb comprado recentemente pela Expedia que não figurou nos números de 2015 da companhia norte-americana.
Falando em Airbnb, também foi significativo o crescimento das vendas do aplicativo, também considerado uma OTA. De US$ 6,4 bilhões em 2014, a plataforma cresceu 49,5% e somou US$ 9,6 bilhões no ano passado. Confira abaixo o ranking das cinco OTAs mais vendedoras em 2015: