Conheça programas que recompensam quem economiza em viagens
Novas soluções tecnológicas que pagam os colaboradores por economizarem nas viagens corporativas fazem cada vez mais sucesso no Exterior, e mostram que, muitas vezes, menos é mais.
Economizar em viagens corporativas é um objetivo de qualquer empresa, mas se torna difícil quando a decisão envolve os próprios funcionários. Afinal, dificilmente alguém irá querer viajar com menos conforto em nome da economia de seu empregador. Mas algo está mudando. Novas soluções tecnológicas que pagam os colaboradores por economizarem nessas ocasiões fazem cada vez mais sucesso, e mostram que, muitas vezes, menos é mais.
Upside e Rocketrip são algumas ferramentas desse tipo. A primeira dá gift cards de US$ 100 a US$ 200 a funcionários que economizarem ao menos 5% ao agendar uma viagem corporativa, usando um aeroporto onde a tarifa é mais baixa, por exemplo. Já a Rocketrip cria orçamentos em tempo real mostrando as possíveis economias às empresas, com um sistema de pontos que gera prêmios em cartões de débito, amenidades, ou até mesmo doações filantrópicas.
Uma companhia que adotou o Rocketrip recentemente já vê bons resultados no comportamento de seus funcionários. “As pessoas estavam agendando viagens sem nenhum cuidado. Quando há recompensas envolvidas, elas se tornam muito mais reflexivas sobre os gastos que irão comprometer”, conta o vice-presidente de Finanças da empresa de mídia Mic Networks. A grande vantagem, segundo ele, é deixar de lado o pensamento de que, por escolher uma viagem mais barata, o colaborador estará abrindo mão de um conforto para si.
Essas soluções são úteis não só para empresas pequenas e médias, mas também para as grandes, que podem associar os softwares ao serviço de suas TMCs. “É difícil convencer as agências corporativas a usar esses serviços. Mas isso muda quando, por exemplo, se atende uma empresa de petróleo enviando centenas de funcionários para zonas de guerra”, opina o vice-presidente da Opower, empresa dedicada a gerar engajamento entre outras companhias e suas iniciativas para os funcionários.
Upside e Rocketrip são algumas ferramentas desse tipo. A primeira dá gift cards de US$ 100 a US$ 200 a funcionários que economizarem ao menos 5% ao agendar uma viagem corporativa, usando um aeroporto onde a tarifa é mais baixa, por exemplo. Já a Rocketrip cria orçamentos em tempo real mostrando as possíveis economias às empresas, com um sistema de pontos que gera prêmios em cartões de débito, amenidades, ou até mesmo doações filantrópicas.
Uma companhia que adotou o Rocketrip recentemente já vê bons resultados no comportamento de seus funcionários. “As pessoas estavam agendando viagens sem nenhum cuidado. Quando há recompensas envolvidas, elas se tornam muito mais reflexivas sobre os gastos que irão comprometer”, conta o vice-presidente de Finanças da empresa de mídia Mic Networks. A grande vantagem, segundo ele, é deixar de lado o pensamento de que, por escolher uma viagem mais barata, o colaborador estará abrindo mão de um conforto para si.
Essas soluções são úteis não só para empresas pequenas e médias, mas também para as grandes, que podem associar os softwares ao serviço de suas TMCs. “É difícil convencer as agências corporativas a usar esses serviços. Mas isso muda quando, por exemplo, se atende uma empresa de petróleo enviando centenas de funcionários para zonas de guerra”, opina o vice-presidente da Opower, empresa dedicada a gerar engajamento entre outras companhias e suas iniciativas para os funcionários.