Companhia aérea "contrata" robôs para check-in
Inteligência artificial auxilia passageiros e até tira selfies
O viajante frequente desanimado com as filas de check-in e alfândega nos aeroportos pode se surpreender com um "funcionário do mês" inusitado no Songshan, aeroporto internacional de Taipei, capital de Taiwan. Isso porque a linha aérea local Eva Air está introduzindo dois robôs em seu saguão de check-in, sendo um deles no balcão.
Ambos apelidados de "Pepper", os robôs imprimem bilhetes de embarque e interagem com passageiros com informações sobre o clima no destino, detalhes do embarque e promoções no Duty Free. Eles também cumprimentam com aperto de mão, dançam e até tiram selfies.
Segundo a linha aérea, os Peppers interagem pela tela sensível ao toque que os passageiros podem acionar, mexem os olhos e falam chinês. Até março a tecnologia deve contar com o inglês. Apesar de voar para Chicago, a Eva Air ainda não tem previsão de colocar robôs em aeroportos norte-americanos no momento.
Com 1,2 metro de altura e 29 quilos, o robô foi construído pela empresa local de tecnologia Hai Precision Industry.
NOVA MÃO DE OBRA?
Esta não é a primeira vez que uma linha aérea testa robôs no atendimento a clientes. No final de 2015, a KLM começou a testar o "Spenser", que auxiliou passageiros no Aeroporto Schiphol, em Amsterdã.
Na semana passada, a empresa de eletrônicos LG anunciou que o Aeroporto Internacional Incheon, em Seul, também contará com um serviço de inteligência artificial. Batizado de Hub Robot, o guia da LG oferecerá assistência em inglês, japonês, chinês ou coreano - e terá também uma versão com recursos de limpeza, incluindo vassouras, aspiradores e um cesto de lixo.