Empresas de aluguel de carros saem do tradicional para se destacar
O aluguel de carros por si só já não é suficiente para a conquista de novos clientes
Oferecer aluguel de carros em aeroportos já não é mais um diferencial para as empresas de rent a car, que estão apostando em soluções de mobilidade para ganhar mercado.
"As companhias estão procurando cada vez mais variedade em seus produtos e não apenas uma maneira de cumprir uma função", afirma o diretor de Aluguel da Enterprise Holdings para a Europa, o Oriente Médio e a Ásia, Rob Ingram.
A opinião é endossada pelo diretor executivo da Europcar no Reino Unido, Gary Smith. “O setor automotivo está se ampliando, e o que estamos vendo no comportamento do consumidor é que o compartilhamento de veículos começa a desestabilizar o aluguel de carros", comenta Smith.
Esse é um dos motivos pelos quais as empresas de rent a car estão oferecendo uma variedade de soluções para atender às demandas de seus clientes corporativos. Veja quais são elas:
1- Compartilhamento de veículos
A vantagem oferecida pelo compartilhamento de carros é que o usuário paga apenas pelo momento em que está dentro do veículo. E hoje tanto as organizações do setor público quanto as do privado têm funcionários que precisam se deslocar de um local a outro, sendo o compartilhamento de veículos a opção mais viável.
O VP internacional da Hertz, Chris Rusden, foi pioneiro no compartilhamento de carros quando lançou o Connect, há quase dez anos. Desde então, o serviço foi renomeado como 24/7. “Um grande número de pessoas faz viagens curtas fora da empresa, e as corporações que não seguem este caminho podem acabar gastando muito dinheiro, sem contar que no compartilhamento de carros a quilometragem e o tempo gasto podem ser registrados, mostrando ao gestor qual funcionário fez a viagem e qual é o seu departamento”, comenta o VP internacional da Hertz.
2- Serviços de táxi
Esse tipo de serviço inclui alternativas como o Uber e o Lyft, que estão se tornando cada vez mais parte dos programas de gestão de viagens corporativas, substituindo um processo de reembolso de despesas com solicitações de táxis. E as empresas tradicionais de aluguel de carros estão respondendo a essa tendência. A Europcar, por exemplo, adquiriu a Brunel, uma empresa de motoristas usada por muitas empresas sediadas em Londres, especialmente bancos de investimento, escritórios de advocacia e consultoria e instituições financeiras. Os clientes podem usar um aplicativo para reservar o serviço em todo o Reino Unido.
3- Rede de parcerias
Além da empresas tradicionais de aluguel de carros, há as que apostam em parcerias, como a Nexus Vehicle Rental. Ela não possui carros de aluguel, mas faz uso de uma extensa rede de parcerias para oferecer aos clientes corporativos uma ampla variedade de veículos. O diretor de Contas Nacionais e Novos Negócios da Nexus Vehicle Rental, Dean Rose, explica que a organização trabalha com 220 fornecedores, que podem oferecer 550 mil veículos em mais de dois mil locais no Reino Unido.
"As companhias estão procurando cada vez mais variedade em seus produtos e não apenas uma maneira de cumprir uma função", afirma o diretor de Aluguel da Enterprise Holdings para a Europa, o Oriente Médio e a Ásia, Rob Ingram.
A opinião é endossada pelo diretor executivo da Europcar no Reino Unido, Gary Smith. “O setor automotivo está se ampliando, e o que estamos vendo no comportamento do consumidor é que o compartilhamento de veículos começa a desestabilizar o aluguel de carros", comenta Smith.
Esse é um dos motivos pelos quais as empresas de rent a car estão oferecendo uma variedade de soluções para atender às demandas de seus clientes corporativos. Veja quais são elas:
1- Compartilhamento de veículos
A vantagem oferecida pelo compartilhamento de carros é que o usuário paga apenas pelo momento em que está dentro do veículo. E hoje tanto as organizações do setor público quanto as do privado têm funcionários que precisam se deslocar de um local a outro, sendo o compartilhamento de veículos a opção mais viável.
O VP internacional da Hertz, Chris Rusden, foi pioneiro no compartilhamento de carros quando lançou o Connect, há quase dez anos. Desde então, o serviço foi renomeado como 24/7. “Um grande número de pessoas faz viagens curtas fora da empresa, e as corporações que não seguem este caminho podem acabar gastando muito dinheiro, sem contar que no compartilhamento de carros a quilometragem e o tempo gasto podem ser registrados, mostrando ao gestor qual funcionário fez a viagem e qual é o seu departamento”, comenta o VP internacional da Hertz.
2- Serviços de táxi
Esse tipo de serviço inclui alternativas como o Uber e o Lyft, que estão se tornando cada vez mais parte dos programas de gestão de viagens corporativas, substituindo um processo de reembolso de despesas com solicitações de táxis. E as empresas tradicionais de aluguel de carros estão respondendo a essa tendência. A Europcar, por exemplo, adquiriu a Brunel, uma empresa de motoristas usada por muitas empresas sediadas em Londres, especialmente bancos de investimento, escritórios de advocacia e consultoria e instituições financeiras. Os clientes podem usar um aplicativo para reservar o serviço em todo o Reino Unido.
3- Rede de parcerias
Além da empresas tradicionais de aluguel de carros, há as que apostam em parcerias, como a Nexus Vehicle Rental. Ela não possui carros de aluguel, mas faz uso de uma extensa rede de parcerias para oferecer aos clientes corporativos uma ampla variedade de veículos. O diretor de Contas Nacionais e Novos Negócios da Nexus Vehicle Rental, Dean Rose, explica que a organização trabalha com 220 fornecedores, que podem oferecer 550 mil veículos em mais de dois mil locais no Reino Unido.
*Fonte: Buying Business Travel