Alemanha se prepara para ser referência em pesquisa sobre eventos
Lançado no final de 2015, projeto estimula câmaras de evento locais do país a se promoverem com base no expertise do destino. Entenda.
Se depender dos alemães, gestores de viagens e eventos corporativos do mundo todo terão uma mesma referência em pesquisas sobre tecnologia e tendências no mercado de mice: a câmara de convenções alemã. Com uma visão multidisciplinar e de que os eventos se basearão na tecnologia, o órgão está desenvolvendo uma estrutura on-line para fomentar eventos e trocar informações.
Depois de alguns anos de investimentos, a câmara de convenções alemã está pronta para seguir com a estratégia de tornar cidades menores e mais isoladas em verdadeiros hubs de eventos a nichos específicos, com o setor automotivo em Stuttgart e de logística em Hamburgo, por exemplo. Além disso, a entidade quer continuar investindo em pesquisas de micro e macro tendências para posicionar a Alemanha como principal expoente da inovação e meeting design da Europa.
Lançado no final de 2015, o grande projeto tem nome: Future Meeting Space, e inclui um site com informações e suporte. No ambiente on-line há, por exemplo, um catálogo sobre as 30 principais inovações, tendências e estratégias em grupo atualmente detectadas no ambiente de eventos. Além disso, o canal ainda tem pesquisas recentes com temas mais abrangentes, como o impacto da economia compartilhada nos eventos,coworking e multisite e outros assuntos que podem ajudar na tarefa de engajar o participante em encontros menores.
COMO COMEÇOU
Os esforços da câmara de convenções alemã para se tornar um polo de conteúdo de marketing começou em 2012, com a estratégia de estimular os bureaus de cada cidade a se promoverem com base no nicho industrial mais próximo - e não com a própria estrutura turística e instalações para reuniões e eventos. O objetivo era fazer com que talento e tecnologia prevalecessem em relação a lugares e estrutura.
De acordo com o diretor da câmara de convenções da Alemanha, Matthias Schultze, a mudança foi notória nas pesquisas anuais. "Quando fizemos a pesquisa pela primeira vez, em 2012, 80% dos meeting planners disseram que era importante alinhar conteúdo do evento com a expertise da região. Mas quando perguntamos a organizações de destinos, a hotéis e centros de conferências, só 29% disseram que isso era uma estratégia importante. Hoje, 50% segue a estratégia."
COMO ESTÁ
Agora o plano da bureau alemão é enfatizar às câmaras locais a importância de se desenvolver conteúdo específico de forma mais sofisticada. "Estamos tentando educar nossos parceiros sobre o conteúdo porque sabemos que o gestor de eventos quer saber mais da expertise. A questão agora é saber o que nossos parceiros precisam fazer para alcançar o gestor", observa Schultze.
Recentemente, a câmara lançou uma televisão on-line para promover o debate.