O que empresas e pessoas buscam na era da experiência?
A SAP aproveitou o evento realizado em São Paulo para explicar como a tecnologia é importante e deve ser utilizada pelas empresas nas viagens corporativas.
De acordo com a presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka, “a tecnologia viabiliza negócios e abre oportunidades de as empresas chegarem junto aos clientes e ao mercado em que atuam”. Através de ativações de marcas, cases de sucesso e palestras, os mais de 16 mil participantes compreenderam que o que toca os consumidores são as emoções e que a tecnologia tem muito a agregar nessa perspectiva.
O evento também abordou temas como saúde mental dos colaboradores, gestão inteligente de gastos, inovação nas viagens a negócios, diversidade da equipe e importância da jornada.
Gestão de despesas transparente
Uma gestão inteligente e unificada das despesas materiais e imateriais de uma empresa traz automação e gera valor às companhias, o que permite que elas atuem de forma mais consciente e saibam exatamente onde está sendo gasto e onde se pode economizar.
Manter o compliance, o controle e a visibilidade do que está sendo feito é o principal desafio do departamento de compras de uma empresa e na área de viagens. Na gestão de gastos com viagens corporativas, o colaborador precisa de autonomia e de uma ferramenta intuitiva que não afaste a experiência do mundo corporativo da vida pessoal.
Além das reservas
Empresas e viajantes que têm um número de viagens relevante devem controlar não só a reserva de passagens aéreas, hotéis, relatório de despesas e cumprimento da política de viagens, mas também toda questão imigratória e fiscal.
Um exemplo que deu certo foi o da EY, empresa global de consultoria que, em uma única plataforma, permite que o colaborador gerencie sua viagem e verifique todos os vistos e documentos necessários e exigidos para cada país pretendido ao reservar sua viagem.“O viajante corporativo que fica 20 ou 30 dias fora acaba ficando um pouco órfão de sua empresa, por isso ter clareza e transparência dessas informações é importante. Traz mais praticidade, facilidade e segurança”, explicou o gerente sênior de People Advisory Services da EY, Felipe Coelho.
Só um gestor exemplar não basta
O processo de implementação de uma ferramenta que automatize e auxilie na gestão de viagens precisa ser feito com calma e ter cada item olhado com atenção.
Mais do que um excelente gestor, é preciso utilizar ferramentas e recursos apropriados, aproveitar a tecnologia para montar uma gestão de viagens corporativas eficiente.
A mineradora Vale foi uma das empresas que soube solucionar os problemas do pós-viagem usando uma plataforma de travel expense ao reduzir em 60% o tempo de cada funcionário no momento de fazer o relatório de gastos da viagem.
Mudança de cultura
Mobilidade corporativa está totalmente atrelada com oferecer oportunidades diferentes de transportes terrestres e alternativas de hospedagem. “As companhias precisam disponibilizar algo que não seja só um hotel tradicional, mas oferecer a possibilidade de se trabalhar de casa ou de um espaço coletivo e disponibilizar ferramentas que te dão a possibilidade de múltiplas escolhas”, ressaltou a diretora comercial da Voll, Jordana Souza.
Hoje, o viajante a negócios pode ir de jatinho para o Rio de Janeiro a um preço mais competitivo do que uma ponte aérea, pode se hospedar em uma residência e viver a experiência local. A tecnologia impacta drasticamente ao oferecer que o funcionário tenha uma experiência profissional próxima de sua vida particular e não há como as empresas fugirem disso.SAP para viagens
Com recursos de machine learning, internet das coisas e análise de dados, a SAP atua no mercado de aplicações de software empresarial e apresenta diversas soluções no portfólio.
Para a diretora geral da SAP Concur, Valéria Soska, “quando uma solução nova é lançada, é preciso criar também uma cultura nova. Temos que estar sempre com os clientes, entendendo as particularidades, ouvindo o setor e colocando as melhores práticas lá de fora na atuação do Brasil”.
Gastar horas e horas fazendo relatórios de despesas e viver sem experiência em viagens já é algo ultrapassado. Com apenas um app, o viajante pode emitir a passagem, fazer a reserva do hotel, tirar fotos dos recibos e ser reembolsado dois dias depois, o que demonstra o avanço causado pela tecnologia nas viagens corporativas.