Karina Cedeño   |   30/01/2018 19:05

Veja as novas tecnologias da Totvs para a hotelaria

Algumas das tecnologias desenvolvidas já são realidade e estão sendo adotadas para melhorar a eficiência dos empreendimentos


Emerson Souza
O diretor de Negócios da Totvs CMNET, Claudio Cordeiro, e o coordenador de Ofertas da Totvs CMNET, Icaro Jordão
O diretor de Negócios da Totvs CMNET, Claudio Cordeiro, e o coordenador de Ofertas da Totvs CMNET, Icaro Jordão
Entre o hóspede e o staff do hotel há uma série de processos que, mesmo quando bem executados, podem resultar em problemas caso faltem as tecnologias certas.

Com base nisso, a Totvs criou uma cidade fictícia em 3D com simulações gráficas, vídeos e demos que mostram a aplicação de tecnologias na rotina de um hotel. Chamada Cidade Totvs, a novidade também integra o grupo fictício My Family Hotels, por meio do qual são testadas na prática as novas ferramentas desenvolvidas.

“Essas plataformas têm por objetivo atender a demandas e solucionar gaps em cinco etapas, sendo elas: plano comercial bem estruturado, planejamento de recursos, experiência do hóspede, gestão do hotel e relacionamento com os clientes, lembrando que todas as tecnologias foram desenvolvidas junto aos hotéis para torná-los mais atraentes aos hóspedes”, conta o diretor de Negócios Totvs CMNET, Claudio Cordeiro.

“Somente no Brasil já contamos com 2,1 mil hotéis clientes, sendo os demais na Argentina (160), Chile (25), Bolívia (15), Uruguai (15) e Paraguai (4)”, conta o coordenador de Ofertas da Totvs CMNET, Icaro Jordão.

Algumas das tecnologias desenvolvidas já são realidade e estão sendo adotadas para melhorar a eficiência dos hotéis. Confira a seguir quais são:

Hotel Intelligent Gateway Solution (HIGS)
Por meio da ferramenta, que é um API responsável por conectar fornecedores de diversas tecnologias (como channel managers, revenue managers, CRS e outras) diretamente ao PMS (softwares de front office) dos hotéis, é possível manter as tarifas corretas nos diversos canais de vendas, evitando o overbooking e as possíveis falhas de digitação de reservas, que podem causar prejuízo financeiro. A solução ainda permite receber as reservas de OTAs diretamente no software de front office sem a necessidade de buscar dados em outras telas. Outra tecnologia desenvolvida é o módulo de estratégia tarifária, que controla tarifas de acordo com a necessidade do hotel.

Módulo de Eventos
Permite centralizar, em um único ambiente integrado aos demais softwares do hotel, toda a dinâmica da área e ainda gerar relatórios de maneira simples e ágil.

Staff

O aplicativo permite planejar o número de funcionários, insumos como alimentos e bebidas, infraestrutura e tudo o que puder ser solicitado pelo hóspede, além de ajudar a governanta a gerenciar quais quartos estão com hóspedes, quais devem passar por arrumação e quais andares são mais movimentados para distribuir a equipe de forma eficiente.

Controle de Pensão
A ferramenta permite ao gerente de Alimentos e Bebidas monitorar todas as refeições (café da manhã, almoço e jantar) do hotel. A entrada do hóspede no salão é registrada em um tablet, mostrando quantas pessoas estiveram no local e o que foi consumido. Além de automatizar processos, a ferramenta permite reduzir os desperdícios na cozinha.

Comanda eletrônica
O atendente lança o pedido do hóspede via smartphone, direcionando-o para a cozinha, e a cobrança é feita diretamente na mesa ou lançada na conta do quarto, por meio de uma integração de pagamento direto.

Totvs Guest
Quando o hóspede realiza a reserva, o PMS dispara automaticamente um link, por meio do qual é possível fazer o pré-check-in e ter todo o controle de seu histórico de hospedagem em qualquer hotel cliente da Totvs, por meio do aplicativo Totvs Guest. É possível, ainda, utilizar a página do My Family Hotels (conglomerado fictício criado pela empresa para desenvolver suas tecnologias voltadas à hotelaria) para reservar sua estadia por meio de um chatbot.

Front Mobile
A tecnologia é voltada para os serviços da recepção e promete reduzir e até eliminar o tempo de espera nas filas, já que por meio de um tablet o hóspede pode fazer o check-in de onde desejar (do bar do hotel, por exemplo). No check-out o processo também é facilitado, já que o hóspede não precisa ficar aguardando a conferência de seu consumo, o qual já estará disponível no software da recepção.

Inteligência Fiscal
A solução resolve inconsistências nos arquivos fiscais do hotel, validando dados e arquivos antes que eles sejam enviados aos órgãos reguladores.

Totvs Smart Anaytics
Desenvolvida em parceria com a Good Data, a solução permite tanto ao controller como ao diretor da rede o acesso aos resultados financeiros, contábeis e de gestão hoteleira, como diária média, Revpar, estada média, taxa de ocupação dos hotéis da rede, entre outros, de forma consolidada ou por unidade, fazendo comparações entre os desempenhos de cada uma delas em tempo real.

EAD Totvs CMNet

Ferramenta de treinamento e capacitação dos profissionais, que podem acessar os conteúdos também por meio de tablets e smartphones, tendo sua evolução e desempenho no curso acompanhados pelos gestores.

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