Cinco estrelas perdem espaço no corporativo; entenda
Outra tendência observada é o uso cada vez maior dos chamados apartamentos com serviços
À medida em que os hábitos e desejos dos viajantes corporativos mudam, as prioridades dos compradores de viagens se adaptam às novas preferências. E isso já está acontecendo, de acordo com resultados de uma pesquisa feita com 243 compradores de viagens pelo Business Travel Show e pela Association of Serviced Apartment Providers (Asap).
O estudo mostrou que este ano os buyers gastaram mais em hotéis econômicos e de médio porte, em relação aos anos anteriores, e que a maioria dos compradores finalmente aceitou a economia compartilhada como parte de seus programas de viagens. Enquanto isso, as opções de hotéis cinco estrelas acabam sendo a última alternativa, seja por problemas econômicos, de compliance ou devido às novas formas de hospedagem, que prometem autenticidade e economia.
Outra tendência observada é o uso cada vez maior dos chamados apartamentos com serviços, que oferecem ao viajante a sensação de estarem em casa enquanto podem contar com serviços de hotelaria. Veja a seguir como está a adoção dos diferentes fornecedores pelos buyers:
Como o uso destes fornecedores mudou nos últimos 12 meses? | ||||
Aumentou | Ficou o mesmo | Diminuiu | Não usa | |
Hotéis cinco estrelas | 13 | 31 | 28 | 28 |
Economias compartilhadas | 18 | 36 | 8 | 38 |
Apartamentos com serviços | 20 | 25 | 12 | 42 |
Hotéis midscale | 37 | 47 | 9 | 7 |
Hotéis econômicos | 22 | 37 | 8 | 42 |
"Este é um honesto reflexo do mercado. Nos últimos dois anos, nosso levantamento anual de compradores de viagens mostrou que o desafio número um é reduzir custos sem deixar de lado a qualidade. Com isso em mente, não é nenhuma surpresa que mais compradores busquem fornecedores de hospedagem alternativa e econômica e os incorporem em seus programas de viagem junto a hotéis de negócios mais tradicionais de quatro e cinco estrelas" afirma o diretor de eventos do Business Travel Show, David Chappie.
Uma vez que foi conduzida por uma associação de apartamentos com serviços, a pesquisa também aprofundou a análise de como os compradores de viagens mudaram sua atitude em relação a esse tipo de hospedagem, revelando que os apartamentos com serviço ainda são uma parcela relativamente pequena nos gastos de alojamento. Confira na tabela abaixo:
Qual é a porcentagem do orçamento direcionada a apartamentos com serviços (questionado apenas a buyers que os utililzam) | ||
% | 2017 | 2016 |
Menos de 10 | 84 | 90 |
11-25 | 13 | 7 |
26-50 | 3 | 3 |
*Fonte: Skift