Como implementar o gamification nas empresas?
Metodologia de jogos tem ganhado repercussão nas empresas, que a utilizam para atingir objetivos de equipe e desenvolver a relação com os colaboradores
Usar a metodologia dos jogos como uma estratégia no ambiente profissional tem se mostrado um recurso positivo. Por isso, já é comum ver o uso de gamification em empresas. De forma lúdica, é possível atingir objetivos pré-definidos, enquanto desenvolve laços entre os participantes.
Isso se dá porque os games têm o poder de capturar a atenção humana e mantê-la imersa nesse cenário apresentado por um longo período de tempo. Por serem lúdicos, não causam um desgaste tão relevante quanto dinâmicas de trabalho comuns.
Dessa forma, o gamification é bastante eficaz na busca por um estreitamento de laços entre colegas de equipe, enquanto desenvolve habilidades individuais dos membros de sua equipe. Implementar o gamification em empresas é bastante positivo, porém requer um planejamento para fazer da forma correta.
Se você está interessado em potencializar o desempenho da sua equipe, confira algumas dicas de como a estratégia dos games pode te ajudar:
Assim, você viu que para implementar estratégias de gamification em empresas não requer muitos recursos físicos, apenas um bom planejamento e prêmios cativantes. Que tal separar alguns desafios que te interessam para deixar que a empresa resolva em meio à um jogo?
Isso se dá porque os games têm o poder de capturar a atenção humana e mantê-la imersa nesse cenário apresentado por um longo período de tempo. Por serem lúdicos, não causam um desgaste tão relevante quanto dinâmicas de trabalho comuns.
Dessa forma, o gamification é bastante eficaz na busca por um estreitamento de laços entre colegas de equipe, enquanto desenvolve habilidades individuais dos membros de sua equipe. Implementar o gamification em empresas é bastante positivo, porém requer um planejamento para fazer da forma correta.
Se você está interessado em potencializar o desempenho da sua equipe, confira algumas dicas de como a estratégia dos games pode te ajudar:
- Desafios em equipe
Crie um objetivo que gostaria de atingir ao final da atividade. Apresente as regras, onde os participantes deverão chegar e quais serão os instrumentos que terão disponíveis para isso. Determine um período de tempo em que eles poderão se debruçar para encontrar soluções válidas dentro do processo.
Juntos, os funcionários precisarão saber lidar com diferenças de ideias, achar pontos em comum entre vieses para poderem encontrar o caminho certo até o objetivo final. Com isso, afinidades serão desenvolvidas e o melhor de cada um se destacará. - Gincanas
Forme equipes diferentes e proponha tarefas desafiantes para realizarem. Sabe aquele grande projeto que será o próximo desafio da sua empresa? Que tal começar a idealiza-lo de uma maneira mais suave?
Ao final, as equipes que mais trouxerem resultados acumulados, ganha uma premiação, seja ela material (como dinheiro, objetos, vale compras, etc), como folgas ou dias a mais de férias, por exemplo. - Jogos de imersão
Jogos imersivos são uma excelente oportunidade para colocar a pessoa dentro de um universo específico, seja ele real ou virtual. A ideia, aqui, é mergulhar num mundo novo que o tirará da rotina para conseguir viabilizar soluções inovadoras.
Uma boa dica para isso é utilizar a realidade virtual a seu favor. Além de divertida, é uma experiência diferente que certamente todos os funcionários gostarão de participar. - Escape games
Você provavelmente já ouviu falar no Escape games. Inspirado nos videogames, a ideia é criar uma experiência em que o jogador está preso em um cenário e precisa fazer de tudo para escapar dele em um tempo determinado.
O principal objetivo dessa dinâmica é desvendar o enigma proposta junto à sua equipe. Isso faz com que o raciocínio lógico seja estimulado, enquanto o convívio em grupo é acentuado sem deixar que as habilidades individuais se evidenciem.
O QUE NÃO PODE FALTAR NO GAMIFICATION?
- Regras claras
Um jogo só será bem jogado se tiver regras claras e objetivas. Um resultado positivo só será alcançado se o caminho estiver claramente traçado para os participantes, evitando assim a sobrecarga de algumas pessoas em detrimento de outras. Lembra-se que a ideia é criar um ambiente mais lúdico do que competitivo. - Premiações
O principal chamariz de um jogo é a sensação de vitória ao final dele. A competição, que envolve a busca por esse prêmio é o que faz com que nossa atenção fique voltada ao desafio de forma totalmente imersiva. Por isso, pensar em bons prêmios para os melhores colocados fará com que todos participem das atividades com mais determinação.
Assim, você viu que para implementar estratégias de gamification em empresas não requer muitos recursos físicos, apenas um bom planejamento e prêmios cativantes. Que tal separar alguns desafios que te interessam para deixar que a empresa resolva em meio à um jogo?