Da Redação   |   10/01/2019 11:00

Como usar a realidade virtual em eventos?

Tecnologia que vem ganhando cada vez mais força entre as tendências também pode ser um atrativo para conquistar os participantes dos eventos


Dreamstime
A realidade virtual é um artifício que já tem feito sucesso no dia a dia das pessoas. Com cada vez mais jogos e empresas utilizando dessa técnica para impressionar os consumidores, não é mais espanto ver alguém interagindo com o ar enquanto usa um óculos. O que ainda é um universo a ser explorado é como usar a realidade virtual em eventos.

Mais do que apenas uma técnica para impressionar, a realidade virtual pode trazer efeitos bastante positivos em um evento. O mais importante é entender como ela funciona e de qual maneira ela te ajudará a alcançar o objetivo proposto.

O que é a realidade virtual?

A realidade virtual nada mais é do que a criação de um ambiente paralelo em que a pessoa é inserida virtualmente. Com o uso de óculos especiais, é possível imergir o usuário em um ambiente simulado. Isso permite criar uma sensação de estar, de fato, em outro cenário sem ao menos sair do lugar.

Já imaginou na imensidão de possibilidades que se abrem dentro desse universo? Porém, para que dê certo, é importante alinhar o conceito dessa tecnologia com o perfil do seu público. Afinal, dificilmente um evento voltado para a terceira idade iria conseguir os mesmos resultados com a realidade virtual.

Além disso, é importante ressaltar que esses óculos podem provocar alterações no labirinto dos usuários. Por isso, pense bem na proposta que será apresentada para evitar contratempos indesejados no seu evento.

Afinal, como usar a realidade virtual no seu evento?

Por fazer uso de softwares digitais, a realidade virtual permite a criação de uma infinidade de cenários e contextos. Seja para efeito lúdico ou como forma de aprimorar o seu treinamento, ela pode ser uma ferramenta bastante eficiente quando usada corretamente. Veja como explorar esse recurso:
  1. Deixe sua programação mais lúdica
    Já pensou em criar um jogo de competição em que cada participante navega por um cenário em que sua marca está inserida para atingir o maior número de pontos? Ao final, o melhor sucedido receberá um prêmio surpresa, por exemplo.

    Criar jogos é uma ótima maneira de fixar a mensagem da sua marca sem tornar o ato algo maçante e cansativo. As competições inseridas em universos digitais costumam funcionar muito bem tanto em eventos sociais quanto em corporativos. Inclusive, a proposta pode variar de acordo com a faixa etária dos convidados e do espaço disponível.

  2. Mostre o efeito do seu produto sem precisar usá-lo
    Está lançando uma novidade e quer causar a melhor impressão possível? Imagine que seu produto serve para limpeza e, ao colocar os óculos de realidade virtual, o usuário consegue visualizar o que acontece com um ambiente ao utilizá-lo durante a faxina. Divertido, não?

  3. Amplie o efeito do seu treinamento
    Com a flexibilidade da realidade virtual, você pode criar um cenário em que se faça necessário agir de acordo com o que está sendo ensinado para que ele encontre uma solução ou veja algum resultado específico. Dessa forma, você aplica a prática na teoria de uma maneira divertida e que irá fixar os aprendizados do dia.

Dessa forma, a realidade virtual é bastante variável e oferece uma gama de opções extensa para quem quer trabalhar com ela de forma positiva. Seja apenas para dar um efeito surpreendente a mais ou, então, com fins específicos, essa ferramenta pode ser extremamente benéfica se bem planejada no seu evento.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados