31% de dados vazados resultam na demissão de funcionários
Dentre eles, 29% (em PMEs) e 27% (em grandes corporações) eram funcionários do alto escalão, informa a Kaspersky Lab
Quando ocorre um vazamento de dados, os prejuízos podem ir muito além do financeiro e da reputação e privacidade dos clientes. Segundo o relatório da Kaspersky Lab e da B2B International, as carreiras dos funcionários envolvidos também podem ser afetadas.
De acordo com o estudo, quase um terço (31%) destes incidentes que ocorreram no último ano resultou na demissão dos profissionais envolvidos. Dentre eles, 29% (em PMEs) e 27% (em grandes corporações) eram funcionários do alto escalão e não relacionados à área de TI, por exemplo.
Além disso, 43% das empresas em todo o mundo sofreram pelo menos uma violação de dados no último ano e, em dois quintos delas, informações pessoais de clientes foram afetadas (41% nas PMEs e 40% em grandes empresas). Depois disso, nem sempre os profissionais envolvidos, mesmo os altos executivos, conseguiram manter seus empregos.
Claro que, para as empresas, isso significa mais do que apenas perder bons colaboradores. Quarenta e cinco porcento das PMEs e 47% das grandes tiveram de pagar uma indenização aos clientes afetados. Mais de um terço – 35% e 38%, respectivamente – registrou problemas para conquistar novos clientes e mais de um quarto das PMEs (27%) e grandes corporações (31%) foi obrigada a pagar multas.
“Ao mesmo tempo que uma violação de dados pode ser devastadora para a empresa, também pode haver um impacto muito pessoal sobre as vidas das pessoas, sejam clientes ou funcionários que cometeram erros. Isto é um lembrete de que a cibersegurança tem implicações na vida real e, de fato, deve ser uma preocupação para todos. Hoje em dia, as informações viajam entre dispositivos e nuvem e, com a imposição de regulamentações como o GDPR, é essencial que as empresas prestem ainda mais atenção em suas estratégias de proteção de dados”, diz o vice-presidente de Marketing de Produtos da Kaspersky Lab, Dmitry Aleshin.
O relatório ainda informa que 88% das empresas têm pelo menos alguma forma de política de conformidade e segurança de dados em vigor. Porém, somente uma política de privacidade não é garantia de que os dados serão manuseados corretamente. São necessárias soluções de segurança capazes de protegê-los em toda a infraestrutura, incluindo nuvem, dispositivos, aplicativos e outros.
De acordo com o estudo, quase um terço (31%) destes incidentes que ocorreram no último ano resultou na demissão dos profissionais envolvidos. Dentre eles, 29% (em PMEs) e 27% (em grandes corporações) eram funcionários do alto escalão e não relacionados à área de TI, por exemplo.
Além disso, 43% das empresas em todo o mundo sofreram pelo menos uma violação de dados no último ano e, em dois quintos delas, informações pessoais de clientes foram afetadas (41% nas PMEs e 40% em grandes empresas). Depois disso, nem sempre os profissionais envolvidos, mesmo os altos executivos, conseguiram manter seus empregos.
Claro que, para as empresas, isso significa mais do que apenas perder bons colaboradores. Quarenta e cinco porcento das PMEs e 47% das grandes tiveram de pagar uma indenização aos clientes afetados. Mais de um terço – 35% e 38%, respectivamente – registrou problemas para conquistar novos clientes e mais de um quarto das PMEs (27%) e grandes corporações (31%) foi obrigada a pagar multas.
“Ao mesmo tempo que uma violação de dados pode ser devastadora para a empresa, também pode haver um impacto muito pessoal sobre as vidas das pessoas, sejam clientes ou funcionários que cometeram erros. Isto é um lembrete de que a cibersegurança tem implicações na vida real e, de fato, deve ser uma preocupação para todos. Hoje em dia, as informações viajam entre dispositivos e nuvem e, com a imposição de regulamentações como o GDPR, é essencial que as empresas prestem ainda mais atenção em suas estratégias de proteção de dados”, diz o vice-presidente de Marketing de Produtos da Kaspersky Lab, Dmitry Aleshin.
O relatório ainda informa que 88% das empresas têm pelo menos alguma forma de política de conformidade e segurança de dados em vigor. Porém, somente uma política de privacidade não é garantia de que os dados serão manuseados corretamente. São necessárias soluções de segurança capazes de protegê-los em toda a infraestrutura, incluindo nuvem, dispositivos, aplicativos e outros.