Austrália e Índia assinam acordo de céus abertos
Air India é a única a operar voos semanais entre os dois países atualmente
A Austrália e a Índia fecharam nesta semana um acordo de céus abertos, permitindo que as companhias aéreas operem de forma ilimitada os serviços entre os dois países.
Os voos, a partir de agora, poderão ser ilimitados entre as seis maiores cidades da Índia - Mumbai, Nova Deli, Calcutá, Chennai, Hyderabad e Bengaluru - e a Austrália. Antes, o máximo permitido era de 6,5 mil assentos por semana entre os dois países.
O último acordo referente ao serviço aéreo entre os dois países era de 2013, e já liberava acordos de codeshare ilimitados entre aéreas dos dois países, inclusive através de hubs intermediários.
A Air India é a única atualmente a operar voos diretos entre Índia e Austrália, com cinco voos semanais entre Nova Deli e Sidney e três vezes por semana nos serviços Deli-Melbourne.
A Qantas serve a Índia através de um codeshare com a Jet Airways, por meio de conexão em Cingapura, Banckokce Hong Kong. Já a Virgin Australia compartilha códigos nos serviços da Silk Air e da Singapore Airlines, que oferecem voos de Cingapura para a Índia.
*Fonte: Flight Global