TMC aposta na consolidação de clientes para driblar a crise
Para diretor da Promotional Travel, planejamento é a chave para as TMCs se manterem no jogo
Enquanto o mercado aguarda a divulgação do balanço do último trimestre e de todo 2016 entre as associadas da Abracorp, o presente momento é dúvida. Será que o corporativo dará sinal de melhoras em 2017?
Pela previsão feita pelo conselho da associação, no final do ano passado, o faturamento em 2016 deve ficar 5% menor que em 2015, o que representa uma baixa de aproximadamente R$ 600 milhões. Mas para a entidade, 2017 será de "crescimento conservador", mas vê sinais de um novo ciclo, marcado por união e planejamento.
Para o diretor da Promotional Travel, Luiz Strauss, planejamento é a chave para as TMCs se manterem no jogo, e apostar na consolidação de quem já está dentro de casa é fundamental no atual cenário de crise.
"É preciso ganhar o cliente, mas conquistar pela qualidade. Uma agência pode até apelar com um preço mais baixo que o mercado, e o dumping acontece, mas ela corre o risco de não alcançar uma boa consolidação. Não adianta crescer e perder o cliente depois. Perder dinheiro depois de crescer seus traz desafios. O melhor no momento é apostar na consolidação pela qualidade, cuidando para manter o que se tem dentro de casa."
Como lembrou o presidente da Abracorp, Rubens Schwartzmann, no final de 2016, o desafio de superar entraves em 2016 convenceu o mercado de que as empresas que atendem ao segmento necessitam de oxigenação constante. Se essa oxigenação significar diversificação, a Promotional faz a lição de casa desde seu surgimento.
"Exploramos outros nichos há muito tempo, mas praticamente todos estão sofrendo. Mas certamente ajuda ter presença no lazer, no receptivo, no turismo de incentivo."