Janize Colaço   |   22/02/2017 16:15

Confiança do consumidor atinge maior nível desde 2014

Os dados relativos a Sondagem do Consumidor foram divulgados hoje e, segundo ele, nos dois primeiros meses do ano, o indicador atingiu a margem de 81,8 pontos – a maior pontuação desde dezembro de 2014 (86,4).

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) cresceu 2,5 pontos percentuais em fevereiro, segundo informa a Fundação Getulio Vargas. Os dados relativos a Sondagem do Consumidor foram divulgados hoje e, de acordo com eles, nos dois primeiros meses do ano, o indicador atingiu a margem de 81,8 pontos – a maior pontuação desde dezembro de 2014 (86,4).

Segundo a coordenadora da Sondagem do Consumidor, Viviane Seda Bittencourt, o número positivo está relacionado, sobretudo, à aceleração do ajuste orçamentário das famílias – o que propiciou a desaceleração da inflação e a queda dos juros básicos. Viviane ainda destaca que os consumidores com maior poder aquisitivo são os que "estão mais satisfeitos com a situação financeira e otimistas para os próximos anos".

A coordenadora ainda destaca, porém, que a recuperação econômica dependem de alguns fatores. "Uma recuperação mais espalhada e sustentável continuará dependendo de notícias favoráveis sobre o mercado de trabalho, que ainda não vieram” afirma.

OUTROS RESULTADOS POSITIVOS
A sondagem ainda aponta que que o Índice da Situação Atual (ISA) teve um crescimento de 1,2 ponto percentual, avançando para um total de 70,3 pontos, o maior nível desde agosto de 2015 (71,8) . Além disso, o Índice de Expectativas (IE) alcançou o maior patamar desde outubro de 2014 (93,4), ao subir de 88,1 para 90,6 pontos.

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