Comércio exterior deverá crescer 7,2% no Brasil em 2017
Se depender das informações divulgadas pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), as perspectivas para as exportações realizadas no País no próximo ano são otimistas: o crescimento previsto é de 7,2% em rela&cce
Se depender das informações divulgadas pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), as perspectivas para as exportações realizadas pelo País no próximo ano são otimistas: o crescimento previsto é de 7,2% em relação a 2016, chegando a US$ 197,4 bilhões. Para as importações, a previsão é de crescimento de 5,2%, resultando em US$ 145,7 bilhões.
Um fator que contribuirá positivamente para isso é o fato de o Brasil ter assinado, recentemente, um Acordo de Facilitação de Comércio, que permitirá redução de 40% nos prazos médios de exportação e importação, com impactos positivos sobre a competitividade das mercadorias e sobre o PIB. Até o fim do ano que vem, o Portal Único de Comércio Exterior irá desburocratizar os processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro, o que deve aumentar a sua participação nos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Lembrando que os Acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos, que já foram assinados com Moçambique, Angola, México, Maláui, Colômbia, Chile e Peru, e que estão com negociações concluídas com Índia e Jordânia, devem incrementar ainda mais esses números.
ESPECIALIZAÇÃO NO SETOR
Para quem busca aprimoramento no setor, a IBE-FGV de Campinas está com matrículas abertas para o MBA em Gestão Empresarial com ênfase em COMEX. As aulas começam em janeiro e são quinzenais, aos sábados. Para mais informações, consulte um dos representantes da escola, on-line, acessando o site www.ibe.edu.br ou envie um e-mail para info@ibe.edu.br.