Campanha política ensina comunicação digital às empresas
A sua empresa busca engajamento digital? Então saiba que campanhas políticas podem apresentar bons exemplos de comunicação e resultados. A corrida eleitoral cria, por natureza, campanhas curtas e, justamente por esse motivo, a equipe precisa atingir eleitores no curto pr
A sua empresa busca engajamento digital? Então saiba que campanhas políticas podem apresentar bons exemplos de comunicação e resultados. A corrida eleitoral cria, por natureza, campanhas curtas e, justamente por esse motivo, a equipe precisa atingir eleitores no curto prazo e com alto impacto. Eis aí o interesse das empresas nesse processo.
Em sua campanha para assumir a presidência dos Estados Unidos, Barack Obama enviou uma mensagem pessoal aos seus seguidores pedindo que eles participassem da corrida. A tacada, obviamente, deu certo e mostrou como estreitar relacionamentos é uma experiência digital significativa e capaz de elevar a audiência. Para mobilizar e motivar pessoas, a produção digital das campanhas também precisa incluir expertise no armazenamento de dados, habilidade de reação e flexibilidade.
Além disso, o foco não pode ser esquecido. É de crucial importância que a equipe de marketing saiba como a mensagem está sendo repassada para o público-alvo, quais pessoas estão sendo sensibilizadas e se as metas estão sendo batidas. Compartilhamentos mostram se o indivíduo está se identificando com o candidato, ou com a marca, a ponto de assumi-la publicamente – uma reação que difere de uma simples curtida, por exemplo.
O principal mérito das campanhas políticas é a forma como elas tiram vantagem da tecnologia. Campanhas são grandes startups, mas assim como as empresas, são cercadas por acionistas e burocracia. Um erro grande é achar que podem acelerar o ritmo da operação sem perder a qualidade. Para que isso não ocorra, é preciso planejamento, testes pontuais e uma alta dose de criatividade na execução.
Em sua campanha para assumir a presidência dos Estados Unidos, Barack Obama enviou uma mensagem pessoal aos seus seguidores pedindo que eles participassem da corrida. A tacada, obviamente, deu certo e mostrou como estreitar relacionamentos é uma experiência digital significativa e capaz de elevar a audiência. Para mobilizar e motivar pessoas, a produção digital das campanhas também precisa incluir expertise no armazenamento de dados, habilidade de reação e flexibilidade.
Além disso, o foco não pode ser esquecido. É de crucial importância que a equipe de marketing saiba como a mensagem está sendo repassada para o público-alvo, quais pessoas estão sendo sensibilizadas e se as metas estão sendo batidas. Compartilhamentos mostram se o indivíduo está se identificando com o candidato, ou com a marca, a ponto de assumi-la publicamente – uma reação que difere de uma simples curtida, por exemplo.
O principal mérito das campanhas políticas é a forma como elas tiram vantagem da tecnologia. Campanhas são grandes startups, mas assim como as empresas, são cercadas por acionistas e burocracia. Um erro grande é achar que podem acelerar o ritmo da operação sem perder a qualidade. Para que isso não ocorra, é preciso planejamento, testes pontuais e uma alta dose de criatividade na execução.
*Fonte: Forbes Brasil