Rafael Faustino   |   07/11/2016 10:23

Sua receita é difícil de prever? Essas dicas vão te ajudar

Trabalhar com receitas que variam muito conforme a demanda do público, pode gerar problemas no fluxo de caixa dos negócios. Esse é um problema recorrente na vida do agente de viagens, que, além de depender da disponibilidade do público para viajar, também p

Trabalhar com receitas que variam muito conforme a demanda do público pode gerar problemas no fluxo de caixa dos negócios. Esse é um problema recorrente na vida do agente de viagens, que, além de depender da disponibilidade do público para viajar, também possui um valor variável em seus produtos, de acordo com o itinerário escolhido.

Para lidar com o problema da imprevisibilidade de receita nessa e em outras profissões, a Endeavor Brasil, especialista em empreendedorismo e gestão inteligente, tem algumas dicas valiosas. Elas são baseadas em conselhos do CFO da E-Bricks Digital, fundo de private equity para desenvolvimento de negócios digitais, Ricardo Hudson.

Confira abaixo as dicas de Hudson, e clique aqui para ler o artigo original da Endeavor Brasil.

IMPREVISIBILIDADE TOTAL NÃO EXISTE
Primeiro de tudo, é preciso ter em mente que, em alguma medida, é possível prever a receita. Usando indicadores como tíquete médio e taxa de conversão, é possível ter uma ideia de quanto se vai arrecadar. Hudson usa o exemplo do Clap Me, serviço digital de exibição de shows que, no começo, deixava o valor de contribuição a cargo do cliente, tendo assim uma receita bastante variável.

“Se 100 pessoas assistiram a um show e dez doaram, tem-se uma taxa de conversão de 10%. Aí, em cima disso, estima-se o tíquete médio [que é o valor médio das vendas de um determinado estabelecimento], permitindo a consolidação das premissas, o que leva à composição de uma série histórica. E o empreendedor pode utilizar essa série para melhorar a efetividade de esforços de marketing, por exemplo, para a captação de clientes”, explica.

TUDO É MENSURÁVEL
Para o CFO da E-brick Digital, se se trata de um negócio, então é possível mensurar a atividade e seus ganhos. “A partir do momento em que você se dispõe a segregar uma atividade em níveis que te permitam ser mais efetivo, você consegue prever e se planejar”. Se não for possível estabelecer uma métrica sobre sua atividade, então há algo de errado com ela. Ou seja, viagens podem ter um valor variável dependendo de alguns fatores, mas sempre poderá ser mensurada em dinheiro e tempo utilizado. Essas devem ser as bases iniciais para os cálculos.

PLANEJAMENTO
Hora de por a mão na massa. Hudson tem uma dica de método para o planejamento de obtenção das receitas, sem ser pego de surpresa. Veja:

"Comece anotando todas as entradas que você previu de acordo com as instruções acima. Ou seja, planeje seu faturamento. Construa um plano de vendas refletindo quais suas fontes de receita, seu modelo de precificação, seus canais de distribuição, etc.

Depois, planeje tudo o que você vai gastar ao longo de um período. Além dos gastos recorrentes (salários, aluguel, fornecedores, energia), não se esqueça de incluir gastos que podem ser extraordinários (manutenção) ou que refletirão novos investimentos que você pretende fazer para chegar nos seus objetivos (aluguel de um novo espaço, aquisição de maquinário, juros de um empréstimo que você pretende tomar).

Em seguida, repasse os itens e avalie o que é necessário e o que pode ser adiado. Finalmente, construa os demonstrativos financeiros que lhe darão uma visão consolidada da sua situação financeira no ano, o demonstrativo de resultados e o balanço patrimonial."

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