Use a inteligência emocional para crescer no trabalho
Melhorar o autoconhecimento e criar metas são algumas dicas para a inteligência emocional
Saber como controlar e fazer uma boa gestão das emoções são algumas das características que têm chamado cada vez mais a atenção dos gestores na hora das contratações. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como desenvolver melhor a inteligência emocional de modo que ela ajude os funcionários a melhorarem o desempenho profissional.
A cordialidade e o tratamento com educação e gentileza com colegas e superiores é algo comum na maioria das empresas, e esses comportamentos sempre contam a favor do profissional. Entretanto, agir dessa maneira em situação de estresse, pressão ou frustração é difícil, e poucas pessoas conseguem. Apesar disso, desenvolver algumas qualidades próprias ajudam.
O autoconhecimento é uma das características que mais precisam ser trabalhadas por aqueles que desejam assumir o controle emocional. É importante que a pessoa saiba definir suas emoções e consiga tomar decisões certas em qualquer momento, seja ele de tensão ou não. Além disso, agindo desta maneira o colaborador adquire a capacidade de se preparar e definir estratégias de antemão para situações similares.
A autogestão também é um ponto que, quando desenvolvida, ajuda a melhorar a inteligência emocional. Especialistas recomendam fazer um exercício para identificar as qualidades e a vulnerabilidades do modo que se age no ambiente de trabalho. Melhorar esses fatores podem impedir que o funcionário se torne um possível problema para a empresa.
Criar metas inalcançáveis não é bom para ninguém. O ideal é que o colaborador use metas tangíveis e, ao mesmo tempo, desafiadoras, fazendo delas ferramentas de desenvolvimento e otimização do trabalho prestado.
Além disso, desenvolver a empatia entre funcionários e habilidades sociais com o objetivo de interpretar e compreender os outros colaboradores da empresa é uma forma de melhorar o ambiente e construir relacionamentos saudáveis entre os funcionários. Essas duas ações ajudam a melhorar a relação com os colaboradores.
*Fonte: Catho