Networking pode ser uma boa solução para a crise
Rede de contatos pode ser essencial para superar problemas ou conseguir recolocação no mercado de trabalho
Em tempos de recessão econômica - como o que vivemos hoje -, os empreendedores começam a ficar preocupados com o futuro de sua empresa. Seja porque as vendas diminuíram ou só pelo contexto econômico do País.
Uma opção que pode ajudar muitos empresários temerosos é o networking, solução que nada mais é que manter um contato com outros profissionais. No entanto, especialistas alertam que muitas pessoas acham que a opção serve para vender, quando, na verdade, é uma maneira de resolver problemas, que quando resolvidos acabam resultando em mais vendas.
Segundo um dos criados do Clube do Networking, Mauricio Cardoso, o maior erro de quem pratica o networking é tentar vender seu produto ou serviço para quem ele conhece pouco. “O problema é que muitos empreendedores vão a eventos “fazer networking” e disparam vários e-mails depois tentando vender, só que fazer networking é conhecer alguém com um problema, saber de outra pessoa capaz de solucionar essa necessidade, e ligar esses dois indivíduos. Ou seja, networking é feito por quem conecta. “
Cardoso ressalta ainda que é recomendado fazer networking em tempos de sucesso, desde que feito com inteligência. “Se você me conta que na sua empresa está tudo bem, eu não tenho o que acrescentar. Entretanto, se me fala que está precisando de um colaborador de confiança ou com alguma característica muito específica, talvez eu possa ajudar indicando essa pessoa. Neste momento eu tomo consciência do que você precisa e tento estabelecer uma conexão.”
Além disso, uma pesquisa feita pela consultoria americana Lee Hecht Harrison em 2014 mostrou que 63% dos profissionais conseguem mudar de emprego por causa de indicação de um conhecido.
Veja como a rede de networking é formada e quais as funções de todos as que integram.