Parlamento catalão declara independência após votação
Corte espanhola deve considerar atitude ilegal
Nesta sexta-feira o Parlamento regional da Catalunha declarou independência do restante da Espanha. A moção de independência, que já havia sido anunciada pelo governo regional e posteriormente congelada, foi aprovada na assembleia regional de 135 membros com 70 votos a favor, dez contra e dois votos em branco, de acordo com o presidente do Parlamento.The Parliament of #Catalonia is about to vote the declaration of independence. pic.twitter.com/JPjqqp3MJP
— Helle Kettner (@HelleKettner) 27 de outubro de 2017
Antes do início da votação, parlamentares do Partido Socialista, do Partido Popular (PP) e da legenda Ciudadanos, em oposição ao movimento de independência, deixaram o Parlamento catalão em protesto. No início da semana, o governo espanhol havia entrado em acordo com o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), principal partido de oposição, para que fossem convocadas eleições antecipadas para janeiro.
As tensões se voltam agora ao governo central de Madri, que havia prometido acionar o artigo 155 da Constituição espanhola – que permite ao governo federal assumir as funções administrativas de uma comunidade autônoma (como a Catalunha) em caso de descuprimento à Carta – caso a Catalunha proseguisse com o processo de independência.
*Fonte: Reuters