Accor divulga estratégia e próximas ações da marca Mercure
A Mercure, bandeira midscale da rede francesa Accor, que conta hoje com 732 empreendimentos em 50 países, tem seu novo posicionamento focado em quatro linhas mestras: a expansão acelerada, a oferta modernizada, a garantia global de qualidade e uma nova identidade visual
A Mercure, bandeira midscale da rede francesa Accor, que conta hoje com 732 empreendimentos em 50 países, tem seu novo posicionamento focado em quatro linhas mestras: a expansão acelerada principalmente por meio de franquias com a meta de mil hotéis nos próximos cinco anos, a oferta modernizada que atenda as expectativas dos novos viajantes, a garantia global de qualidade e uma nova identidade visual.
EXPANSÃO ACELERADA
Segundo a Accor, o crescimento da rede, sendo 75% por meio de franquias e contratos de gestão, é obtido principalmente por meio da conversão de hotéis existentes e centra-se no reforço da liderança da Mercure em mercados-chave como França (232 hotéis), Alemanha (112 hotéis) e Reino Unido (73 hotéis), mercados em expansão como o Brasil (64 hotéis) e Austrália (63 hotéis) e criação de dois novos países a cada ano. "Para alcançar o nosso objetivo de mil hotéis nos próximos cinco anos, vamos expandir principalmente por meio de franquias. Hoteleiros independentes representam 70% do segmento de hotéis midscale. E a Mercure coloca as relações com os franqueados no centro de sua gestão de marca, e que a torna um franqueador de referência ", explica Christophe Alaux, COO da Mercure e MGallery na Europa.
OFERTA MODERNIZADA
O conceito de renovação Dédicaces lançado em 2011 na França, continua a ser implementado em ritmo sustentado, segundo a Accor. Graças a este conceito, a marca intensificou o retrofit de seus empreendimentos na França, onde 70% da rede já foram renovados. No segundo semestre de 2013, o conceito será estendido para a Alemanha e Reino Unido. A Dédicaces permite renovação 30% mais barata e concluída em tempo recorde, graças a um processo de renovação em larga escala, explica a Accor.
Pela nova concepção, a área de recepção tradicionalmente impessoal se transforma em um espaço social amigável. A Mercure trabalhou por sete meses em redesenhar seu lobby com projeto agência W&Cie e, como resultado, a recepção, que formava uma barreira entre colaboradores e hóspedes, é substituída por uma abordagem baseada na interação fácil e amigável. O recepcionista agora é um "host" que convida os clientes para um dos confortáveis espaços do lobby, que incluem bar e restaurante, com o objetivo de que se sintam em casa. O uso de tablets permite o rápido check-in. O conceito, implementado com sucesso no Mercure London Bridge desde abril, será lançado em cinco outros hotéis até o final de 2013.
O serviço de A&B também foi redesenhado a fim de mesclar modernidade e tradição. Três conceitos de A&B foram criados para refletir as novas tendências: o Cuisine Lounge, onde os clientes se servem em qualquer momento do dia ou da noite em uma área projetada como uma cozinha do apartamento; o Restaurant Lounge, que reinterpreta receitas tradicionais ou locais; e Bar Lounge, acolhedor e alegre, onde os hóspedes podem compartilhar um lanche em um ambiente descolado e aconchegante.
A Mercure desenvolveu ainda a solução Easywork, para homens e mulheres de negócios, e que oferece espaços de trabalho dedicados e modulares em conjunto com um serviço de refeições leves, equipamentos e acesso à internet. Já testado no Mercure Paris Gare de Lyon, é dedicado tanto ao hóspede quanto ao visitante do hotel e estará disponível em diversos hotéis próximos a estações, aeroportos e centros de negócios nacionais e regionais.
GARANTIA GLOBAL DE QUALIDADE
Até o final de 2014, a Garantia da Qualidade Mercure será implantada em toda rede. Esta abordagem é baseada em 96 diretrizes de qualidade a fim de que a experiência do hóspede seja consistente em todos os hotéis Mercure.
NOVA IDENTIDADE VISUAL
A Mercure solicitou à agência W&Cie um projeto de modernização de identidade da marca que reflita esse novo posicionamento e que será implementado a partir de janeiro 2014 em toda a rede. Recentemente, a Mercure também apresentou sua campanha publicitária global. Desenvolvida pela agência francesa DDB, as peças reforçam ações que já estão sendo realizadas pela Mercure, como as reformas dos hotéis, o lançamento de novos produtos para os hóspedes e programas de qualidade que serão implantados nas unidades de todo o mundo. A campanha “Redescubra a Mercure” tem investimentos de 20 milhões de euros e chega a dez países, entre eles França, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Itália e o Brasil.
EXPANSÃO ACELERADA
Segundo a Accor, o crescimento da rede, sendo 75% por meio de franquias e contratos de gestão, é obtido principalmente por meio da conversão de hotéis existentes e centra-se no reforço da liderança da Mercure em mercados-chave como França (232 hotéis), Alemanha (112 hotéis) e Reino Unido (73 hotéis), mercados em expansão como o Brasil (64 hotéis) e Austrália (63 hotéis) e criação de dois novos países a cada ano. "Para alcançar o nosso objetivo de mil hotéis nos próximos cinco anos, vamos expandir principalmente por meio de franquias. Hoteleiros independentes representam 70% do segmento de hotéis midscale. E a Mercure coloca as relações com os franqueados no centro de sua gestão de marca, e que a torna um franqueador de referência ", explica Christophe Alaux, COO da Mercure e MGallery na Europa.
OFERTA MODERNIZADA
O conceito de renovação Dédicaces lançado em 2011 na França, continua a ser implementado em ritmo sustentado, segundo a Accor. Graças a este conceito, a marca intensificou o retrofit de seus empreendimentos na França, onde 70% da rede já foram renovados. No segundo semestre de 2013, o conceito será estendido para a Alemanha e Reino Unido. A Dédicaces permite renovação 30% mais barata e concluída em tempo recorde, graças a um processo de renovação em larga escala, explica a Accor.
Pela nova concepção, a área de recepção tradicionalmente impessoal se transforma em um espaço social amigável. A Mercure trabalhou por sete meses em redesenhar seu lobby com projeto agência W&Cie e, como resultado, a recepção, que formava uma barreira entre colaboradores e hóspedes, é substituída por uma abordagem baseada na interação fácil e amigável. O recepcionista agora é um "host" que convida os clientes para um dos confortáveis espaços do lobby, que incluem bar e restaurante, com o objetivo de que se sintam em casa. O uso de tablets permite o rápido check-in. O conceito, implementado com sucesso no Mercure London Bridge desde abril, será lançado em cinco outros hotéis até o final de 2013.
O serviço de A&B também foi redesenhado a fim de mesclar modernidade e tradição. Três conceitos de A&B foram criados para refletir as novas tendências: o Cuisine Lounge, onde os clientes se servem em qualquer momento do dia ou da noite em uma área projetada como uma cozinha do apartamento; o Restaurant Lounge, que reinterpreta receitas tradicionais ou locais; e Bar Lounge, acolhedor e alegre, onde os hóspedes podem compartilhar um lanche em um ambiente descolado e aconchegante.
A Mercure desenvolveu ainda a solução Easywork, para homens e mulheres de negócios, e que oferece espaços de trabalho dedicados e modulares em conjunto com um serviço de refeições leves, equipamentos e acesso à internet. Já testado no Mercure Paris Gare de Lyon, é dedicado tanto ao hóspede quanto ao visitante do hotel e estará disponível em diversos hotéis próximos a estações, aeroportos e centros de negócios nacionais e regionais.
GARANTIA GLOBAL DE QUALIDADE
Até o final de 2014, a Garantia da Qualidade Mercure será implantada em toda rede. Esta abordagem é baseada em 96 diretrizes de qualidade a fim de que a experiência do hóspede seja consistente em todos os hotéis Mercure.
NOVA IDENTIDADE VISUAL
A Mercure solicitou à agência W&Cie um projeto de modernização de identidade da marca que reflita esse novo posicionamento e que será implementado a partir de janeiro 2014 em toda a rede. Recentemente, a Mercure também apresentou sua campanha publicitária global. Desenvolvida pela agência francesa DDB, as peças reforçam ações que já estão sendo realizadas pela Mercure, como as reformas dos hotéis, o lançamento de novos produtos para os hóspedes e programas de qualidade que serão implantados nas unidades de todo o mundo. A campanha “Redescubra a Mercure” tem investimentos de 20 milhões de euros e chega a dez países, entre eles França, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Itália e o Brasil.