1º Congresso Nacional de Aviação acontece em outubro
Neste ano, o setor de aviação ganhará um novo evento em seu calendário. Nos dias 13 e 14 de outubro, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) vai realizar o 1º Congresso Nacional de Aviação no Hotel Renaissance, em São Paulo.
Neste ano, o setor de aviação ganhará um novo evento em seu calendário. Nos dias 13 e 14 de outubro, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) vai realizar o 1º Congresso Nacional de Aviação no Hotel Renaissance, em São Paulo.
A ideia de realizar o congresso, segundo o sindicato, surgiu de uma vontade de ter um espaço para debater sobre todos os aspectos da aviação. “Nunca tivemos esse espaço no Brasil. Você vê diversos congressos importantes de todas as áreas, como medicina, nutrição. Na aviação, que é uma parte importante do nosso País, nunca tivemos uma conversa grandiosa sobre isso”, afirma o diretor da Secretaria de Divulgação e Cultura do SNA, Diego Schilling. A intenção inicial do sindicato é promover o congresso anualmente.
Os debates deverão tratar sobre todos os aspectos da aviação - não somente questões institucionais e sindicais. “Vamos falar sobre economia, ética na aviação, tecnologia. Teremos debates com diversos setores da aviação no mundo”, aponta Schilling. O congresso também pretende fazer uma comparação entre características do setor no Brasil e em outros países, tanto a área de controle de tráfego aéreo como a parte de formação e ensino. “Também queremos trazer um nome forte do exterior para falar sobre aviação, alguém bem conhecido no mundo da aviação”, revela o diretor. Dentre alguns nomes já confirmados estão o economista Ricardo Amorim, o palestrante Clovis de Barros Filho, o engenheiro Luis Gabriel e o jornalista Ricardo Boechat.
Grande parte do congresso será feito em painéis, que vão promover debates entre os participantes. "Cada convidado terá um espaço para falar e teremos moderadores para iniciar os debates, com espaço para perguntas. Também teremos algumas palestras pontuais", afirma o diretor.
Além dos debates, o sindicato também pretende trazer algumas empresas que estão fazendo seleção de pilotos no País para expor, não em palestras, mas em espaços no hall de entrada do evento, com direito a informações para quem tiver interesse em saber como é a companhia. "Será uma oportunidade para essas empresas conhecerem os pilotos e poderem mostrar para eles como é voar fora, assim a pessoa pode se interessar e fazer uma seleção para ir voar na China, nas Arábias, seja onde for. Acho que é uma vantagem para as empresas que estão procurando pilotos e para os pilotos que estão buscando sair do Brasil também", explica Schilling.
PÚBLICO AMPLO
O congresso será voltado não somente para profissionais da categoria, mas também para empresários, parlamentares, jornalistas, estudantes do setor e amantes da aviação. "O bacana desse segmento é que tudo é tão apaixonante que pessoas de outras áreas também se interessam e consomem informações. É um congresso para todos", afirma Schilling.
O evento faz parte de um processo de reformulação do sindicato, que foi iniciado entre 2012 e 2013. “Tínhamos uma categoria um pouco dispersa e desunida, mas começamos a trabalhar essa reformulação, tanto do sindicato como uma aproximação maior do setor, e saímos de 600 associados para mais de 7 mil hoje em dia, em um período de três anos”, pontua o diretor.
INFORMAÇÕES
A programação completa para o dia 13 de outubro, ainda com participações a definir, pode ser conferida aqui. Já a programação do dia 14, ainda com pendências, está disponível aqui.
A estimativa de público projetada pelo sindicato para a primeira edição do congresso é de 600 a 700 pessoas por dia. Os ingressos para cada data serão vendidos separadamente a partir do dia 10 de agosto no site do congresso, com descontos para a compra dos dois dias. Os valores serão divididos entre estudantes, não estudantes e associados ao sindicato.
A ideia de realizar o congresso, segundo o sindicato, surgiu de uma vontade de ter um espaço para debater sobre todos os aspectos da aviação. “Nunca tivemos esse espaço no Brasil. Você vê diversos congressos importantes de todas as áreas, como medicina, nutrição. Na aviação, que é uma parte importante do nosso País, nunca tivemos uma conversa grandiosa sobre isso”, afirma o diretor da Secretaria de Divulgação e Cultura do SNA, Diego Schilling. A intenção inicial do sindicato é promover o congresso anualmente.
Os debates deverão tratar sobre todos os aspectos da aviação - não somente questões institucionais e sindicais. “Vamos falar sobre economia, ética na aviação, tecnologia. Teremos debates com diversos setores da aviação no mundo”, aponta Schilling. O congresso também pretende fazer uma comparação entre características do setor no Brasil e em outros países, tanto a área de controle de tráfego aéreo como a parte de formação e ensino. “Também queremos trazer um nome forte do exterior para falar sobre aviação, alguém bem conhecido no mundo da aviação”, revela o diretor. Dentre alguns nomes já confirmados estão o economista Ricardo Amorim, o palestrante Clovis de Barros Filho, o engenheiro Luis Gabriel e o jornalista Ricardo Boechat.
Grande parte do congresso será feito em painéis, que vão promover debates entre os participantes. "Cada convidado terá um espaço para falar e teremos moderadores para iniciar os debates, com espaço para perguntas. Também teremos algumas palestras pontuais", afirma o diretor.
Além dos debates, o sindicato também pretende trazer algumas empresas que estão fazendo seleção de pilotos no País para expor, não em palestras, mas em espaços no hall de entrada do evento, com direito a informações para quem tiver interesse em saber como é a companhia. "Será uma oportunidade para essas empresas conhecerem os pilotos e poderem mostrar para eles como é voar fora, assim a pessoa pode se interessar e fazer uma seleção para ir voar na China, nas Arábias, seja onde for. Acho que é uma vantagem para as empresas que estão procurando pilotos e para os pilotos que estão buscando sair do Brasil também", explica Schilling.
PÚBLICO AMPLO
O congresso será voltado não somente para profissionais da categoria, mas também para empresários, parlamentares, jornalistas, estudantes do setor e amantes da aviação. "O bacana desse segmento é que tudo é tão apaixonante que pessoas de outras áreas também se interessam e consomem informações. É um congresso para todos", afirma Schilling.
O evento faz parte de um processo de reformulação do sindicato, que foi iniciado entre 2012 e 2013. “Tínhamos uma categoria um pouco dispersa e desunida, mas começamos a trabalhar essa reformulação, tanto do sindicato como uma aproximação maior do setor, e saímos de 600 associados para mais de 7 mil hoje em dia, em um período de três anos”, pontua o diretor.
INFORMAÇÕES
A programação completa para o dia 13 de outubro, ainda com participações a definir, pode ser conferida aqui. Já a programação do dia 14, ainda com pendências, está disponível aqui.
A estimativa de público projetada pelo sindicato para a primeira edição do congresso é de 600 a 700 pessoas por dia. Os ingressos para cada data serão vendidos separadamente a partir do dia 10 de agosto no site do congresso, com descontos para a compra dos dois dias. Os valores serão divididos entre estudantes, não estudantes e associados ao sindicato.