Elói: “Agente tem de estar em todos os canais”
O congresso do 24º Festival do Turismo de Gramado teve início há pouco, com palestra do presidente da Flytour, Elói Oliveira, seguida por debate com a
GRAMADO - O congresso do 24º Festival do Turismo de Gramado teve início há pouco, com palestra do presidente do Grupo Flytour, Elói Oliveira, seguida por debate com a participação do presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo, da presidente da Abav-RS, Rita Vasconcelos, e do consultor Jefferson Leonardo.
Com uma história de vida comovente e bastante conhecida no turismo – Elói fugiu de casa, no sul do Brasil, aos oito anos de idade e foi de caminhão até a Praça da Sé, em São Paulo –, o presidente da Flytour, que de menino de rua passou a dono de um dos maiores impérios do setor, deu uma série de dicas principalmente aos agentes de viagens. “Seja proativo com o cliente, criativo, intuitivo e responsável. Esqueça que você é pequeno. As pessoas dizem: ‘O Elói diz isso porque é grande’. Não, é simples: é necessário planejamento estratégico, de preferência na parede, no mural. No começo da minha carreira, o meu estava no banheiro, atrás da porta, quando eu sentava no vaso eu olhava para ele”, revelou.
O presidente da Flytour também destacou a necessidade de o profissional ser arrojado, não deixar passar eventuais oportunidades. “Se a porta abrir, entre. Assim aconteceu comigo”.
Ainda sobre proatividade, ele contou uma história: “Minha vó me disse um dia, quando deixei cair água quente no chimarrão dela: não chora porque quando a vó morrer, ela vai te deixar todos estes pés de laranja e limão. Ela morreu e não deixou nada. Não espere, empreenda, vá atrás, seja vendedor”.
Outra dica de Elói aos agentes: ingressar no canal on-line. “Na verdade o agente tem de estar em todos os canais, caso contrário vem um grande grupo com muito dinheiro e monta uma agência on-line. Com muitas reclamações, é verdade, mas monta."
Fotos: Biaphra Galeno