Brasília ganha nova identidade visual após votação pública
Criada por estudante de Design Gráfico, nova logo é inspirada nas formas da cidade e tem influência de projetos de Oscar Niemeyer
O resultado do Concurso Marca Brasília foi anunciado, e agora a capital passa a adotar uma nova identidade visual. A marca vencedora, que conquistou 46% dos votos por votação popular na internet e rendeu R$ 20 mil a seu criador, o estudante de Design Gráfico Igor Guimarães, de 21 anos, leva traços que remetem aos monumentos e a arquitetura da cidade.
A proposta da logo é fomentar o Turismo de Brasília com a promoção e valorização da identidade da capital federal. "Toda capital do mundo tem a sua marca, e com Brasília não poderia ser diferente. Com o passar do tempo, a marca se tornará uma referência da cidade e, com certeza, movimentará o Turismo da capital e da região Centro-Oeste", disse o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana.
Inspirada nos projetos de Oscar Niemeyer, a nova marca foi moldada a partir da forma arquitetônica modernista de Brasília. O conjunto de obras dispostas horizontalmente é representado por uma tipologia leve e alongada em tom de azul claro, familiares aos traços do arquiteto, e com um conceito minimalista.