Nos alpes: visite a estação de trem mais alta da Europa
Jungfraujoch fica no coração dos Alpes Suíços
Completando 105 anos de sua construção em 2017, a estação de trem Jungfraujoch, que recebe carinhosamente o apelido de Topo da Europa, pode ser considerada uma das maravilhas arquitetônicas da Suíça. Após 16 anos do início de sua construção, em 1896, foi inaugurado em 1912 o empreendimento que desde então ocupa o posto de estação ferroviária mais elevada do Velho Continente, a 3,5 mil metros de altitude.
Boa parte de sua fama se dá pela região em que se encontra: a estação fica no coração dos Alpes Suíços, e na encosta da terceira maior montanha da Europa, a Junfgrau, que chega a uma altitude de 4,15 mil metros. E ao chegar lá, a imensidão branca das montanhas é de cegar os olhos em dias de sol (óculos escuros são itens indispensáveis).
Dentro dela, um grande complexo para receber turistas foi construído literalmente dentro da montanha, com restaurantes, shoppings e até atrações como um palácio de gelo, que reúne uma série de estátuas e esculturas esculpidas sob uma geleira. Uma exposição nomeada Alpine Sensations homenageia a construção da estação e os trabalhadores falecidos durante as obras. Um observatório astronômico, nomeado Sphinx, também foi criado no local; inaugurado em 1931, aproveita a existência da estação em um dos mais altos pontos da Europa.
Uma trilha na neve pode ser realizada a partir de Jungfraujoch, levando para a montanha vizinha Mönch, em um trajeto de aproximadamente uma hora e meia (ida e volta). Passando por uma pequena estação de esqui e por uma pista de decolagem para aviões monomotores, a rota, embora não seja considerada de nível difícil, pode se provar desafiadora para aqueles que não são acostumados com a altitude, principalmente na subida, e algumas paradas durante o trajeto para recuperar o ar podem ser necessárias. No final dela, um restaurante próximo ao pico dá a chance de descansar antes do retorno, que por ser numa descida, é mais rápido e menos cansativo do que a ida.
O meio mais fácil (e óbvio) de se chegar ao lugar é de trem, tendo como possíveis pontos de partida algumas regiões próximas, como a cidade de Interlaken ou o pequeno vilarejo de Lauterbrunnen, caminho utilizado pelo PANROTAS para chegar na estação. O trajeto é, por si só, uma atração: subindo para o topo dos alpes, vistas de campos floridos, florestas recheadas de neve e montanhas altíssimas são de arrepiar qualquer um que passe por entre elas. Antes de chegar ao destino final, porém, passageiros vindos de todos os destinos precisam fazer uma parada e trocar de trem, para então pegar a estrada férrea única que finalmente te leva ao topo, na última estação da estrada férrea.
Boa parte de sua fama se dá pela região em que se encontra: a estação fica no coração dos Alpes Suíços, e na encosta da terceira maior montanha da Europa, a Junfgrau, que chega a uma altitude de 4,15 mil metros. E ao chegar lá, a imensidão branca das montanhas é de cegar os olhos em dias de sol (óculos escuros são itens indispensáveis).
Dentro dela, um grande complexo para receber turistas foi construído literalmente dentro da montanha, com restaurantes, shoppings e até atrações como um palácio de gelo, que reúne uma série de estátuas e esculturas esculpidas sob uma geleira. Uma exposição nomeada Alpine Sensations homenageia a construção da estação e os trabalhadores falecidos durante as obras. Um observatório astronômico, nomeado Sphinx, também foi criado no local; inaugurado em 1931, aproveita a existência da estação em um dos mais altos pontos da Europa.
Uma trilha na neve pode ser realizada a partir de Jungfraujoch, levando para a montanha vizinha Mönch, em um trajeto de aproximadamente uma hora e meia (ida e volta). Passando por uma pequena estação de esqui e por uma pista de decolagem para aviões monomotores, a rota, embora não seja considerada de nível difícil, pode se provar desafiadora para aqueles que não são acostumados com a altitude, principalmente na subida, e algumas paradas durante o trajeto para recuperar o ar podem ser necessárias. No final dela, um restaurante próximo ao pico dá a chance de descansar antes do retorno, que por ser numa descida, é mais rápido e menos cansativo do que a ida.
O meio mais fácil (e óbvio) de se chegar ao lugar é de trem, tendo como possíveis pontos de partida algumas regiões próximas, como a cidade de Interlaken ou o pequeno vilarejo de Lauterbrunnen, caminho utilizado pelo PANROTAS para chegar na estação. O trajeto é, por si só, uma atração: subindo para o topo dos alpes, vistas de campos floridos, florestas recheadas de neve e montanhas altíssimas são de arrepiar qualquer um que passe por entre elas. Antes de chegar ao destino final, porém, passageiros vindos de todos os destinos precisam fazer uma parada e trocar de trem, para então pegar a estrada férrea única que finalmente te leva ao topo, na última estação da estrada férrea.