Leonardo Ramos   |   19/04/2017 12:26

"Cheia de contrastes", Austrália cresce 16% no Brasil

Evento promovido pela Tourism Australia busca aproximar trade brasileiro aos destinos australianos, e previsão é que crescimento até final do ano suba dos 16% para os 20%; para cônsul, com novas ações será "fácil vender Austrália&am

Jhonatan Soares
O cônsul geral da Austrália no Brasil, Greg Wallis, e o gerente de Contas da Tourism Australia para América do Sul, Craig Bavinton
O cônsul geral da Austrália no Brasil, Greg Wallis, e o gerente de Contas da Tourism Australia para América do Sul, Craig Bavinton

Com o objetivo de impulsionar o número de visitantes da América do Sul, a Tourism Australia (TA) realizou, na manhã desta quarta (19), um workshop exclusivo em São Paulo para 100 operadoras selecionadas pelo escritório do país. Nomeado Walkabout South America 2017, o evento reuniu 14 expositores australianos, que promoveram seus destinos, produtos e serviços turísticos icônicos do país para o trade brasileiro. Além da capital paulista, Santiago recebeu o evento nesta segunda (17), e em Buenos Aires o encontro acontecerá nesta sexta (21).

Segundo o gerente de Contas da Tourism Australia para América do Sul, Craig Bavinton, este é o maior evento de promoção do país no Brasil, após a realização de outro, menor, no ano passado. O executivo acrescentou ainda que, após uma queda em 2015, o Brasil já apresentou uma retomada no número de visitantes, com um aumento de 16% de fevereiro de 2016 para o mesmo mês deste ano, e a expectativa para 2017 é positiva. “Com o aumento da promoção do destino para o trade
Jhonatan Soares
Bavinton crê em crescimento do Brasil como mercado turístico para Austrália
Bavinton crê em crescimento do Brasil como mercado turístico para Austrália
brasileiro, o objetivo é que até o final do ano esse aumento chegue nos 20%”, afirmou.

Para Bavinton, um dos objetivos do evento, além de realizar uma aproximação com o trade do País, foi realizar uma desmistificação da Austrália. “Muitos agentes e operadores ainda veem nossos país como um lugar exótico e difícil de se vender, e queremos mostrar que a realidade é bem diferente: nosso contraste de destinos, com desertos, neve, barreiras de corais e belas praias, associado com a sofisticação e gastronomia de nossas cidades, fazem da Austrália um país extremamente atrativo para o cliente, e o crescimento de vendas no ano passado mostrou isso”, explicou.

O cônsul geral da Austrália no Brasil, Greg Wallis, também esteve presente no evento e ressaltou ainda as similaridades do povo e destinos brasileiros com os australianos: “Nossa diversidade de pessoas e destinos, do mesmo modo que no Brasil, são nossos maiores atrativos, e com essas
Jhonatan Soares
Para o cônsul, similaridades e diversidade dos destinos são trunfo para vender Austrália
Para o cônsul, similaridades e diversidade dos destinos são trunfo para vender Austrália
similaridades e com o trabalho feito aqui, acredito que será fácil vender Austrália”, comemorou.

Hoje pela tarde ocorrerá ainda uma segunda parte do workshop, desta vez aberta e gratuita para agentes e demais profissionais do Turismo, buscando aproximar as agências dos destinos australianos. “Esperamos mais cerca de 150 agentes para o evento no período da tarde”, comentou Bavinton; o evento continua até as 18 horas.

NÚMEROS DA AUSTRÁLIA
Considerado o quarto maior mercado do PIB australiano, o Turismo no país chegou a mais de sete milhões em visitantes, e um dos grandes destaques entre eles é os provenientes das Américas: segundo Bavinton, mais de um milhão dos turistas em 2016 vieram dessa região, e a meta é que, com o aumento de ações na América do Sul, esse número cresça em 2017.

CONECTIVIDADE AÉREA E NOVA ROTA DA LATAM: SANTIAGO-MELBOURNE
Questionado sobre o acesso ao país, Bavinton destacou o trajeto da Air New Zealand, dentre Buenos Aires e Auckland (recentemente foi anunciado o incremento da rota para cinco voos semanais durante a alta temporada), de onde pode-se fazer conexão para Austrália, e lembrou que, em outubro, a Latam vai lançar três voos semanais diretos entre Santiago e Melbourne, além dos voos que já tem para Sidney, por meio de conexão na capital da Nova Zelândia. "Com os novos voos, além dos já existentes pela companhia Latam, pela Quantas e pelas aéreas árabes que também fazem o trajeto, o acesso ao país passa a ser mais fácil", acredita Bavinton.

CAPACITAÇÕES E FAM TRIPS PREVISTAS
Entre as ações para este ano, Bavinton destacou o programa on-line de capacitação para agentes, chamado Aussie Specialist: com duração de quatro horas, o treinamento visa apresentar o destino para os profissionais, explicando seus atrativos e burocracias de visto, e ao final do curso o profissional é contemplado com um certificado de especialista em Austrália.

Segundo o executivo, uma das vantagens para o agente que se capacitar no programa é a divulgação, realizada pela Tourism Austrália, da empresa na lista de agências especializadas no país. Além disso, quem realizar o treinamento terá ainda a oportunidade de realizar fam trips para a Austrália (a primeira delas será em outubro, e os agentes e opreradores ainda não foram selecionados).

Capacitações físicas ainda estão na agenda do escritório de Turismo da Austrália. “Semana passada, por exemplo, tivemos uma reunião com a Queensberry, e estamos abertos para operadoras e agências que desejem se reunir com nosso escritório para aprender e se capacitar sobre os destinos e maravilhas australianas”, finalizou Bavinton.

EVENTO PARA OPERADORAS EM SYDNEY
Por fim, Bavinton ressaltou que em maio a Austrália terá um evento para operadoras e membros do trade mundial, o chamado Australian Tourism Exchange, em que mais de 500 produtos serão promovidos. São previstas 12 operadoras sul-americanas no encontro, incluindo sete brasileiras.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados