Renato Machado   |   28/10/2016 19:10

Em barracas: 5 cenários perfeitos para acampar no Brasil

As opções de hospedagem durante uma viagem são vastas. Do resort de luxo ao apartamento funcional, passando por hotéis tradicionais e um quarto em Airbnb. No entanto, há aquela parcela de turistas que não deixa de lado o bom e velho camping. A ideia, ao arm

As opções de hospedagem durante uma viagem são vastas. Do resort de luxo ao apartamento funcional, passando por hotéis tradicionais e um quarto em Airbnb. No entanto, há aquela parcela de turistas que não deixa de lado o bom e velho camping. A ideia, ao armar sua barraca, é viver a natureza em sua essência, seus cheiros e sons, curtir visuais pouco alterados pela influência humana e viver experiências que dificilmente se repetirão. O Portal PANROTAS mostra abaixo cinco destinos ideais para acampar no Brasil.

JAPARATINGA (AL)
Flickr/Marinelson
A 100 quilômetros de Maceió, ainda no Estado do Alagoas, existe um paraíso chamado Japaratinga. A cidade, que já viveu de pesca e de plantações de coco, tem apenas seis mil habitantes. A mistura de praias praticamente virgens, falésias e densos coqueirais compõe um cenário que se estende em um litoral de 15 quilômetros, onde não são raros mangues, riachos, arrecifes e, é evidente, o oceano Atlântico. Um cardápio completo para passeios e uma ótima opção de destino para acampar.

CHAPADA DOS VEADEIROS (GO)
Flickr/Shinagawa
Localizado na região nordeste de Goiás, a Chapada dos Veadeiros é considerada um patrimônio mundial pela Unesco, protegendo o bioma do Cerrado e nascentes de rios. Uma das cidades dentro da abrangência da chapada é Alto Paraíso de Goiás, um dos municípios onde se pode acampar na região. Seja para visitar o Vale da Lua ou a cachoeira Almécegas (foto), a passagem por Veadeiros é garantia de contato com fauna e flora do Cerrado, trilhas das mais diversas dificuldades e belezas naturais.

PEDRA DO SINO (SP)
Fernando Tomanik
No litoral norte de São Paulo, a cerca de três horas da capital paulista, está localizada Ilhabela. Dentre as diversas praias da região, uma delas surge como atrativo para interessados em acampar: a praia de Garapocaia. Com uma faixa de areia de 400 metros de extensão, a praia é cercada por palmeiras e coqueiros. A região também é conhecida por Pedra do Sino, por conta do som metálico escutado quando a água atinge as rochas. Garapocaia fica entre as praias de Siriuba e do Pinto, a 11 quilômetros ao norte da balsa que liga a cidade a São Sebastião e a 4,5 quilômetros da Vila (centro histórico).

PARQUE DA CACHOEIRA (RS)
Divulgação
Localizada a 18 quilômetros da cidade de Canela (RS), a área do Parque da Cachoeira é uma propriedade privada. Apesar do camping ser uma das melhores pedidas, há também cabanas e apartamentos para aqueles querem desfrutar a natureza com um pouco mais de conforto. Nas trilhas, que levam a piscinas naturais e cachoeiras, a organização adverte que é possível cruzar com animais como cutias e macacos. O parque é situado na histórica Ponte de Ferro do Passo do Inferno, que cruza o rio Caí.

DOCE PONTÕES CAPIXABA (ES)
Setur ES
A região de Doce Pontões Capixaba, composta por sete municípios, que cruza o rio Doce e se aproxima da divisa com Minas Gerais, é berço de cachoeiras, vasta vegetação e montanhas. Na cidade de Pancas, a 180 quilômetros da capital Espírito Santo, o Turismo de aventura e o ecoturismo dão o tom da melhor forma de explorar a natureza no local - além de enduro, rapel e trekking, os aficionados por aventura também podem aproveitar a rampa de voo Clementino Izoton para praticar parapente e asa delta. Para os que acamparem no local, as pedras Camelo e Agulha estarão presente no cenário, que ainda brinda os visitantes com as cachoeiras Bassani, Santa Ana, São Luis e Moraes.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados