PANROTAS e Sebrae lançam Camp de Inovação; saiba
A PANROTAS, com apoio técnico do Sebrae, realizará, em novembro, em São Paulo, o primeiro Camp de Inovação no Turismo, uma competição entre empreendedores e desenvolvedores, com foco na geração de novos modelos de negócios para a
A PANROTAS, com apoio técnico do Sebrae, realizará, em novembro, em São Paulo, o primeiro Camp de Inovação no Turismo, uma competição entre empreendedores e desenvolvedores, com foco na geração de novos modelos de negócios para a indústria do Turismo. “Trata-se de uma evolução da competição lançada no começo do ano e que levou 15 startups para o Fórum PANROTAS, em março. A receptividade dos empresários de Turismo e das startups foi muito boa e diversos profissionais queriam uma continuidade, com viés em soluções práticas para aflições de mercado”, explica o CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta. Com a parceria com o Sebrae, o Camp de Inovação buscará essas soluções, com inovação e viabilidade comercial, para aumentar a competitividade de um ou mais elos do segmento no Brasil.
No começo do mês, o Sebrae e a PANROTAS reuniram 12 profissionais de Viagens e Turismo, de diversos setores, para a definição dos desafios a serem apresentados aos participantes do camp. Foram levantadas questões que nortearão a competição. Luciano Macagno, da Delta Air Lines, Rubens Schwartzmann, da Abracorp e Costa Brava (e também blogueiro PANROTAS), Fernão Loureiro, da Philips e blogueiro PANROTAS, Heber Garrido, da Transamérica, Gisele Abrahão, da GVA, Marcelo Bento, da Azul Linhas Aéreas, Alexandre Camargo, da Assist Card e blogueiro PANROTAS, Rui Alves, da Flytour Gapnet, Débora Zanovelli, do Sabre, e Alexandre Cordeiro, da Trend Tech, se reuniram na Escola de Negócios do Sebrae e se engajaram no debate que definiu os desafios.
Nos dias 25, 26 e 27 de novembro, no Maksoud Plaza, em São Paulo, cada um dos grupos inscritos na competição contará com mentores e capacitadores disponíveis para orientação dos projetos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui. Durante a competição, haverá momentos para troca de ideias com representantes da indústria e do ecossistema de startups, no intuito de apoiar no desenvolvimento das soluções propostas. O Sebrae tem uma unidade só para cuidar do apoio e consultoria a startups e conta com 1,2 mil empresas cadastradas em todo o Brasil, nas mais diversas áreas.
O Sebrae realiza eventos desse tipo, como maratonas técnicas de estímulo ao empreendedorismo, em vários segmentos e no Turismo escolheu a parceria da PANROTAS. Já no Fórum PANROTAS 2016 o órgão apoiou o projeto com as startups.
Para esta primeira edição do Camp de Inovação no Turismo serão avaliadas duas categorias: Startups (a partir de empresas já existentes) e Ideias(vindas de profissionais do Turismo, tecnologia ou outras áreas).
São dois os desafios propostos. O primeiro tem como linha mestra Como renovar o papel do Agente/Agência de Viagens na cadeia do Turismo? O segundo é Como tornar os destinos turísticos brasileiros inteligentes?
No último dia do evento os participantes deverão apresentar um projeto que solucione um ou mais problemas relacionados a esses desafios a uma banca de juízes composta por representantes da indústria de Viagens e Turismo, bem como do mundo das startups. Cada desafio foi subdividido em categorias, para facilitar a criação dos desenvolvedores. Por exemplo, no primeiro desafio a inserção das agências de forma competitiva no mundo digital e a questão da capacitação e relevância no mercado atual, que é multicanal, multitela e repleto de desafios aos profissionais da indústria.
No caso dos destinos, os desafios incluem a experiência do usuário (da pesquisa à visita), sustentabilidade, entre outros itens.
PREMIAÇÃO
Os três melhores projetos de startups e os dois melhores projetos de ideias, avaliados pela banca de jurados, serão premiados. Os critérios estabelecidos serão, dentre outros, inovação, validação, modelo de negócios e apresentação, para as ideias, e inovação, potencial de mercado, pitch e equipe, para as startups.
Os prêmios incluem passagens aéreas nacionais, inscrições para o Fórum PANROTAS 2017, apresentação no Fórum PANROTAS 2017 (para os dois primeiros lugares) e cursos on-line na ComSchool.
As inscrições vão até 31 de outubro. Confira o regulamento e inscreva-se em: eventos.panrotas.com.br/camp.
O Camp de Inovação no Turismo é uma iniciativa da PANROTAS e do Sebrae, com apoio do Maksoud Plaza, e organização da Imaginadora.
Veja fotos do encontro para criação dos desafios no álbum abaixo.