Amsterdã testará barcos autônomos nos canais da cidade
A partir de 2017, a cidade de Amsterdã na Holanda vai testar barcos que se dirigem sozinhos em seus canais. O projeto é uma parceria com o Instituto de Soluções Metropolitanas Avançadas de Amsterdã (AMS Institute) com duas universidades do país.
A partir de 2017, a cidade de Amsterdã, na Holanda, vai testar barcos que autônomos em seus canais. O projeto é uma parceria com o Instituto de Soluções Metropolitanas Avançadas de Amsterdã (AMS Institute) e com duas universidades do país.
Os barcos foram chamados de roboats, uma brincadeira com as palavras robot (robô) e boat (barco) em inglês. A frota de barcos é o resultado de uma pesquisa de mais de cinco anos. Para um dos líderes do projeto, a ideia é que a novidade seja usada no transporte de bens e pessoas.
“Enquanto os primeiros protótipos de carros autônomos estão chegando às estradas, Amsterdã trabalha em um novo capítulo para o incentivo internacional de veículos autônomos”, escreve o instituto no texto em que anuncia o projeto.
Com a iniciativa, Amsterdã está sendo chamada de laboratório vivo. A equipe de pesquisa recebeu um investimento de 20 milhões de euros para criar os barcos. Os diretores do projeto destacam a importância do transporte sob a água para a economia global e a grande concentração de pessoas em cidades costeiras, ou à beira de rios.
*Fonte: Exame