Hotéis e tecnologia: o que é indispensável para o hóspede
Quando alguns hotéis perceberam que era necessário cabear a internet em suas edificações, já era tarde. Antes que todos os fios azuis conseguissem dar conta de tudo, os hospedes já vinham com uma nova demanda: a senha do WI-FI. Os mais adiantados at&am
Quando alguns hotéis perceberam que era necessário cabear a internet em suas edificações, já era tarde. Antes que os fios azuis conseguissem dar conta de tudo, os hospedes já vinham com uma nova demanda: a senha do wi-fi. Os mais adiantados até ofereciam, porém com um valor adicional a ser cobrado da estadia, o que muitas vezes gera insatisfação dos clientes.
É preciso sempre estar se reinventando e buscando se inserir nas atualizações tecnológicas para não se tornar um dinossauro da hotelaria – parado no tempo e sem condições de acompanhar as demandas dos próprios clientes.
Entre tantas coisas, é difícil prever o que vem por aí. Porém para alguns experts na área já é possível prever o que provavelmente deverá mudar na hotelaria. Para a especialista em finanças e economia Martha C. White, que escreveu um artigo sobre o assunto na Time Magazine, muitos itens antes considerados imprescindíveis em hotéis já são tidos como supérfluos e deverão desaparecer em breve.
Destacando a popularização da consciência ambiental, a troca diária de roupas de cama e até mesmo de toalhas poderá deixar de ser algo comum e obrigatório – ou mesmo parte das exigências dos clientes. Além disso, o serviço de quarto também tende a perder força. O The New York Hilton, por exemplo, extinguiu o serviço há três anos e muitas franquias low cost também já se adaptaram.
As prioridades da hotelaria, segundo uma matéria publicada pelo site hotelogix.com, são segurança de dados, mais tecnologia nos apartamentos e aumento da capacidade da internet.
Confira as principais tendências tecnológicas:
MAIOR FOCO EM PAGAMENTO E SEGURANÇA DE DADOS
Com o número crescente de crimes virtuais, as redes de hotelaria estão investindo mais pesado na segurança dos dados de clientes e nos pagamentos. Em comparação a 2015, o aumento do budget para esse setor foi de 25%.
APARTAMENTO “SMART”
TV LED, carregadores sem fio, docking stations, controle de luzes e temperatura automáticos. Essas são as demandas mais comuns do viajante millennial, que pede por apartamentos e espaços para eventos adaptados às novas tecnologias.
O Potting Hotel, em Hong Kong, por exemplo, oferece smartphones em todas as unidades habitacionais com dados gratuitos e chamadas internacionais para alguns países. Os hóspedes podem usar o celular para explorar a cidade durante sua estada.
BANDA LARGA
O wi-fi gratuito está deixando de ser tendência e se tornando necessidade de alguns hotéis. O desafio agora, porém, é ter uma banda larga capaz de suportar todos os dispositivos móveis de hóspedes e até mesmo de pessoas que usam o espaço para realização de eventos.
INTEGRAÇÃO MÓVEL
Os smartphones dos hóspedes podem oferecer facilidade na hospedagem, como servir de chave para o quarto, controle remoto para a TV, luzes e ar condicionado. Além disso, os celulares também podem ser utilizados para tornar a experiência dos clientes mais personalizada. Alguns hotéis da rede Starwood utilizam web beacons conectados na porta de entrada do lobby que detectam informações dos hóspedes, assim o concierge pode cumprimentá-los pelo nome.