Janize Colaço   |   18/08/2016 12:52

Cenas curiosas de uma viagem à Coreia do Norte

Jacob Laukaitis presenciou algumas cenas bizarras e ao mesmo tempo fascinantes da vida diária da capital norte-coreana, Pionguiangue.

Jacob Laukaitis é um nômade do mundo digital que tem viajado para diversos países nos últimos dois anos e meio para a execução de seu trabalho on-line, chamado ChameleonJohn. Nascido na Lituânia, Laukaitis viajou para cerca de 50 países e está constantemente em busca de destinos globais que são realmente únicos. Depois de assistir a vários documentários e ler sobre a Coreia do Norte, decidiu entrar no reino dos eremitas e fazer uma visita ao país em abril deste ano.

Com apenas uma semana de viagem, Laukaitis presenciou algumas cenas bizarras e ao mesmo tempo fascinantes da vida diária da capital norte-coreana, Pionguiangue. O resultado disso você vai conferir agora.

Jacob Laukaitis

Antes de sua chegada, o celular Laukaitis – incluindo fotos e aplicativos – foi examinado por funcionários do aeroporto. Já do lado de fora, quando recebido por seu guia, foi avisado de que não seria permitido tirar fotos de policiais, militares ou funcionários do governo durante a sua viagem.

Jacob Laukaitis

O único lugar que ele e outros turistas foram capazes de visitar foi a Estação Puhung, uma das estações de metrô mais profundas do mundo. Laukaitis e seu grupo de passeio foram autorizados a fazer o embarque, porém conheceram apenas quatro paradas antes de serem orientados a descer.

Jacob Laukaitis

As estações são cobertas com jornais diários, que em sua maioria falavam de Kim Jong-un e suas atividades, afirma Laukaitis.

Jacob Laukaitis

"Fiquei surpreso ao ver esses painéis solares em todos os lugares na Coreia do Norte, tanto nas ruas quanto em apartamentos", disse Laukaitis.

Jacob Laukaitis

A multidão durante a maratona anual de Pionguiangue. Como as pessoas da mesma escola ou local de trabalho muitas vezes usam as mesmas roupas, é comum ver um mar de pessoas vestidas de branco, vermelho, azul ou cinza em eventos.

Jacob Laukaitis

As casas em Pionguiangue são igualmente coloridas em tons brilhantes de azul, roxo, vermelho ou amarelo.

Jacob Laukaitis

Curiosamente, uma das atrações turísticas que Laukaitis foi levado para visitar era uma fábrica de água gaseificada. Dezenas de grupos de turistas se reúnem para visitá-la diariamente.

Jacob Laukaitis

Eles também visitaram um jardim de infância, onde as crianças dançam e cantam em uma performance aos visitantes.

Jacob Laukaitis

O empresário ficou chocado com os cartazes de propaganda do governo que cobriam as paredes das escolas. "Eu acho que eles eram tanto exageradamente cruéis para alunos do ensino fundamental.”

Jacob Laukaitis

Ao visitar um centro de aprendizagem, Laukaitis capturou os outros turistas fotografando. "Eu tirei essa foto porque me senti triste ao ver crianças sendo fotografadas... Elas estavam realizando as suas tarefas, estudando, pintando ou dançando, mas os turistas pareciam não se importar e miravam as câmeras de seus celulares nos rostos delas", disse.

Jacob Laukaitis

Ele também visitou o Grand People’s Study House, onde os coreanos podem estudar uma ampla variedade de assuntos. Em uma das salas havia fileiras de boomboxes e um álbum do Beatles com 19 canções que turistas e moradores poderiam escutar.

Jacob Laukaitis

Laukaitis também viu dançarinos que ensaiavam para uma festa com roupas tradicionais.

Jacob Laukaitis

A dança se estendeu até os restaurantes locais, onde as garçonetes cantavam em karaokês e muitas vezes convidavam as pessoas para se juntar a elas.

Jacob Laukaitis

A Coreia do Norte oferece muitas opções de pratos para vegetarianos. "Pode ser difícil encontrar comida vegetariana na Ásia, por isso fiquei surpreso ao ver o quanto isso é levado a sério na Coreia do Norte", disse ele. "Nos restaurantes, eles sempre se certificavam se estava tudo certo com os meus pratos vegetarianos."

Jacob Laukaitis

Esta foto foi tirada em um parque no centro de Pionquiangue, em sua última noite na cidade. “Eu nunca vi tantas pessoas dançando juntas”, afirmou.

Jacob Laukaitis

Um ponto turístico bastante popular é o Palácio do Sol, em Kumsusan, local onde estão embalsamados os corpos de Kim Il-sung e de Kim Jong-il, os dois primeiros governantes do país, fundado em 1948. Conhecido como um dos lugares mais estranhos para se visitar na região, segundo a Lonely Planet, o palácio inclui uma escada rolante de 20 minutos de duração, cujo percurso transcorre entre as fotos de líderes do passado.

Jacob Laukaitis

A famosa Zona Desmilitarizada separa a Coreia do Norte da Coreia do Sul.

Jacob Laukaitis

Laukaitis e seu grupo de excursão utilizaram um bonde para se locomover na capital norte-coreana. Ele percebeu que o veículo estava cheio de lembretes, em pequenas notas, com frases ditas por líderes do país no passado e presente.

Jacob Laukaitis

Ele também aprendeu que cada bonde e ônibus ganham uma estrela vermelha depois que percorrem 500 quilômetros com êxito, sem nenhum tipo de problema. Caso o veículo tenha algum tipo de falha, todas as estrelas são retiradas e a coleção volta ao zero.

Jacob Laukaitis

Celebração para o aniversário de Kim Il-sung. Segundo Laukaitis, nesse dia, todos os norte-coreanos tiveram de visitar a estátua do “querido e grande líder”, formando uma grande fila.


*Fonte: Business Insider

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados