Confira o que está aberto no Equador pós-terremoto
Depois do terremoto de 7,8 graus na noite de sábado, com epicentro perto da cidade costeira de Pedernales, na província do Manabí, o Equador inicia a retomada da normalidade e o Ministério de Turismo informa que a infraestrutura turística de regiões como Amazônia, Andes e Galápagos, não foi afetada
Centro histórico de Quito
Depois do terremoto de 7,8 graus na noite de sábado, com epicentro perto da cidade costeira de Pedernales, na província do Manabí, o Equador inicia a retomada da normalidade e o Ministério de Turismo informa que a infraestrutura turística de regiões como Amazônia, Andes (incluindo Quito) e Galápagos, não foi afetada significativamente, incluindo todos os aeroportos, meios de hospedagem, operadores e o transporte terrestre, que permanecem abertos e em pleno funcionamento. Há alguns parques públicos fechados para inspeção e avaliação de possíveis danos.
O ministério divulgou a seguinte atualização sobre as regiões turísticas:
Amazônia – Todos os aeroportos da zona estão abertos e funcionando normalmente. A infraestrutura turística não foi afetada, permanece aberta e em funcionamento.
Andes – Todos os aeroportos da região andina, incluídos os das cidades de Quito, Latacunga, Cuenca, Loja y Tulcán, assim como o transporte terrestre e alojamentos estão em pleno funcionamento e livres de danos. A cidade de Quito encontra-se avaliando os possíveis prejuízos ao seu centro histórico. Outros destinos turísticos populares, incluindo Otavalo, Cuenca, Baños e as áreas de Cotopaxi e Chimborazo, não reportam danos às atrações e serviços turísticos. Os hotéis e tours na região estão operando com normalidade.
Costa – A cidade portuária de Guayaquil está reportando danos em estradas, ruas, pontes e outras infraestruturas; no entanto, seu aeroporto e hotéis permanecem abertos e em pleno funcionamento. A prefeitura de Guayaquil pediu a limitação do trânsito hoje e amanhã, para avaliar os danos causados pelo terremoto. Isto pode afetar a mobilidade dos turistas.
As cidades de Manta, Perdernales, Bahía de Caráquez e Portoviejo sofreram importantes danos, incluindo o colapso de vários prédios, hotéis, e a maioria das estradas a estas cidades estão fechadas. O aeroporto de Manta está fechado aos voos comerciais até novo aviso, mas permanece aberto para voos de transporte de ajuda humanitária. O porto de Manta permanece em funcionamento. Mais de 350 pessoas morreram no terremoto.
Ilhas Galápagos – Localizadas a cerca de 1.360 quilômetros (847 milhas) do continente, as Ilhas Galápagos não foram afetadas pelo terremoto ou suas réplicas. Todos os aeroportos, hotéis e cruzeiros da zona estão em pleno funcionamento e todas as atividades turísticas que incluem visitas guiadas e excursões estão normais.
O alerta de tsunami foi retirado ontem. Todos os locais de parques, reservas naturais e públicas de Turismo de todo o país estão fechados durante 24 horas para inspeções e avaliar os possíveis danos a sua infraestrutura.
“Nossos pensamentos e orações estão com as famílias que perderam seus seres queridos” disse o ministro do Turismo, Fernando Alvarado. “Os equatorianos são um povo resistente e trabalhador, e estão unidos para ajudar aos seus compatriotas neste momento de necessidade. Estamos olhando para a frente e contamos com a grande colaboração de nossos sócios e amigos da indústria do turismo no Equador e através do mundo para ajudar a reconstruir as zonas mais afetadas ao longo da costa do Equador e parta restaurar o Turismo. Os visitantes que viajam ao Equador ou que planejam uma visita às zonas afetadas podem ter a confiança de que sua viagem não se verá afetada e podem sentir-se seguros para continuar com seus planos de visitar o nosso país”.
Para obter mais informação sobre o setor turístico o Departamento de Bem-estar Turístico no Ministério do Turismo atende no e-mail alejandra.montenegro@turismo.gob.ec.
Para obter informação sobre as vítimas e pessoas desaparecidas, os contatos são os consulados e embaixadas estrangeiras do Equador: https://google.org/personfinder/2016-ecuador-earthquake.
Doações: Banco Central do Equador. Beneficiário: Secretaría Gestión Riesgo/ Planta central (Secretaria de Gestión de Riesgos). Conta #: 101602. Código Swift: FLARCOBB. Banco Intermediário: Bank of América (Nova York). Intermediário Código Swift do banco: BOFAUS3N. Intermediário # de conta: 01121807.