Cerca de 250 morrem em terremoto no Equador
Já chega a quase 250 o número de mortos no terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter que atingiu o Equador neste sábado, 16. A tragédia deixou até o momento 2.527 feridos, segundo informações da Agência Brasil.O ministro da Justiça do Equador, Ledy Zuñiga, informou que foram recapturados 3
Já chega a quase 250 o número de mortos no terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter que atingiu o Equador neste sábado, 16. A tragédia deixou até o momento 2.527 feridos, segundo informações da Agência Brasil.O ministro da Justiça do Equador, Ledy Zuñiga, informou que foram recapturados 30 dos cerca de 100 presos que fugiram de centro de reabilitação localizado na cidade costeira de Portoviejo. Os presos escaparam depois do terremoto.
O ministro de Setores Estratégicos, Rafael Poveda, informou que as refinarias Esmeraldas, Libertad e Shushufindi, bem como óleo e gasodutos, não foram danificados durante o terremoto e estão operando normalmente.
Equipes de resgate de El Salvador, Bolívia e Colômbia foram enviadas neste domingo ao Equador. A ajuda é composta por bombeiros de resgate, polícia, Cruz Vermelha e três outras agências humanitárias. O apoio se une às equipes venezuelanas, que já estão no país. Além de resgate, o suporte da Venezuela leva alimentos para população das áreas atingidas.
De acordo com o vice-presidente do Equador, Jorge Glas, 4,6 mil policiais, cerca de 100 especialistas em resgate e 10 mil homens da Forças Armadas foram mobilizados para atuar nas áreas atingidas. O tremor, centrado na província de Manabi, até agora registrou 189 tremores secundários em todo o território equatoriano.
Os maiores danos foram no litoral norte do país. O estado de emergência se aplica a seis regiões administrativas do Equador – Esmeraldas, Manabí, Santa Elena, Guayas, Santo Domingo e Los Ríos.
*Fonte: Agência Brasil