Brasil busca investimento chinês para Turismo
O Seminário Brasil-China sobre Comércio em Serviços, promovido pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil (MDIC) em parceria com o governo chinês, debateu a criação de uma agenda conjunta para a apresenta
A captação de investimentos para o Turismo tem sido discutida constantemente. Na última sexta-feira (24), o Seminário Brasil-China sobre Comércio em Serviços, promovido pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil (MDIC), em parceria com o governo chinês, debateu a criação de uma agenda conjunta para a apresentação de possíveis negócios em áreas como hotelaria e parques temáticos.
Para o coordenador-geral de Atração de Investimentos do Ministério do Turismo do Brasil, Rodrigo Marques, é preciso reconhecer com otimismo os avanços na área e ele ainda enfatizou a importância da aproximação com o mercado chinês.
“A nossa expectativa é de que, tendo mais empresários chineses operando no Turismo aqui no Brasil, a gente aumente significativamente o número de turistas da China nos destinos nacionais. O investimento chinês é, efetivamente, uma das formas de o País atrair também o turista chinês”, observou Marques.
ANTECEDENTES
O encontro é o primeiro desdobramento de um Memorando de Entendimento assinado em outubro de 2016 entre o MDIC e o Ministério do Comércio da China, para cooperação na área de comércio e serviços. Pelo acordo, as partes se comprometem a fomentar relações bilaterais e promover o intercâmbio de informações com vistas a investimentos mútuos.
Além do Turismo, incluído no plano a pedido do governo chinês, o memorando engloba ramos como os de tecnologia da informação e comunicação, automação bancária, terceirização, transportes e engenharia, entre outros.
Vale destacar que, em 2016, mais de 130 milhões de chineses viajaram pelo mundo, mas pouco mais de 50 mil escolheram o Brasil como destino. Os principais interesses dos viajantes daquele país são por Turismo de observação, natureza, histórico e cultural, vocações naturais do Brasil.
Para o coordenador-geral de Atração de Investimentos do Ministério do Turismo do Brasil, Rodrigo Marques, é preciso reconhecer com otimismo os avanços na área e ele ainda enfatizou a importância da aproximação com o mercado chinês.
“A nossa expectativa é de que, tendo mais empresários chineses operando no Turismo aqui no Brasil, a gente aumente significativamente o número de turistas da China nos destinos nacionais. O investimento chinês é, efetivamente, uma das formas de o País atrair também o turista chinês”, observou Marques.
ANTECEDENTES
O encontro é o primeiro desdobramento de um Memorando de Entendimento assinado em outubro de 2016 entre o MDIC e o Ministério do Comércio da China, para cooperação na área de comércio e serviços. Pelo acordo, as partes se comprometem a fomentar relações bilaterais e promover o intercâmbio de informações com vistas a investimentos mútuos.
Além do Turismo, incluído no plano a pedido do governo chinês, o memorando engloba ramos como os de tecnologia da informação e comunicação, automação bancária, terceirização, transportes e engenharia, entre outros.
Vale destacar que, em 2016, mais de 130 milhões de chineses viajaram pelo mundo, mas pouco mais de 50 mil escolheram o Brasil como destino. Os principais interesses dos viajantes daquele país são por Turismo de observação, natureza, histórico e cultural, vocações naturais do Brasil.
*Fonte: Ministério do Turismo